24/04/2017

Canabinoides são eficazes contra doenças da pele

Redação do Diário da Saúde

Canabinoides para pele

Os canabinoides contêm propriedades anti-inflamatórias que os tornam úteis no tratamento de uma ampla gama de doenças da pele.

Pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) chegaram a essa conclusão depois de fazerem uma meta-análise - um resumo crítico - de toda a literatura científica disponível sobre o assunto.

Eles concluíram que produtos farmacológicos contendo canabinoides podem ser eficazes contra eczema, psoríase, dermatite atópica e dermatite de contato.

"Talvez o papel mais promissor para os canabinoides seja no tratamento da coceira," disse o Dr. Robert Dellavalle, coordenador da análise.

Canabinoides são compostos naturais ou artificiais que ativam os receptores de mesmo nome no cérebro. Eles são similares aos extraídos da Cannabis sativa, ou maconha, existindo também aqueles produzidos pelo próprio organismo, conhecidos como endocanabinoides.

Coceira e pele seca

Em um dos estudos científicos revisados, oito dos 21 pacientes que aplicaram um creme de canabinoide duas vezes por dia durante três semanas eliminaram completamente a coceira ou o prurido grave. A droga parece ter reduzido a pele seca que dava origem à coceira.

O THC (tetra-hidrocanabinol) , o ingrediente ativo da maconha, reduziu o inchaço e a inflamação em outro experimento realizado em animais de laboratório. Ao mesmo tempo, animais com melanoma tiveram uma inibição significativa do crescimento do tumor quando receberam injeções com THC.

Dellavalle acredita que o principal responsável pelo sucesso neste e nos demais tratamentos pode ser a propriedade anti-inflamatória da substância. Ainda assim, ele advertiu que a maioria dos estudos feitos até agora foram baseados em modelos laboratoriais, faltando ainda realizar ensaios clínicos randomizados em larga escala.

O pesquisador afirma que, para os pacientes que já usaram outros medicamentos para coceira e doenças da pele e não tiveram remissão dos sintomas, tentar um canabinoide é uma opção viável, especialmente um que não tenha efeito psicotrópico.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.