14/07/2023

Aparelho tudo-em-um detecta e controla hemorragias

Redação do Diário da Saúde
Aparelho tudo-em-um detecta e controla hemorragias
O aparelho foi projetado para uso externo e interno, sobretudo após cirurgias.
[Imagem: Terasaki Institute for Biomedical Innovation]

Multifuncional

Pesquisadores japoneses inventaram um dispositivo que não apenas traz esperança para o estancamento de hemorragias graves, como também permite o tratamento eficaz de feridas profundas, não compressíveis e de formato irregular.

Os primeiros testes comprovaram uma capacidade de gerenciamento rápido das hemorragias e o controle de infecções, com o aparelho apresentando efeitos inflamatórios mínimos.

Como é dotado de seus próprios sensores, o aparelho permite o monitoramento do risco de hemorragia a longo prazo, o que será de grande utilidade no controle de sangramento de feridas cirúrgicas, lesões traumáticas e doenças críticas.

Mais notavelmente, o novo dispositivo possui taxas ajustáveis de biodegradação, tornando-o utilizável para uso interno e externo.

"Este dispositivo multifuncional oferece muitos recursos atraentes para controle de hemorragias e monitoramento de feridas e é altamente adaptável para diferentes tipos de feridas e tecidos," disse Ali Khademhossein, do Instituto Terasaki para Inovação Biomédica, no Japão. "E o recurso de monitoramento de hemorragia também abre várias possibilidades para biossensores integrados e terapias adicionais".

Aparelho tudo-em-um detecta e controla hemorragias
A alma do aparelho é uma esponja de fibroína da seda.
[Imagem: Reihaneh Haghniaz et al. - 10.1002/advs.202301406]

Fibroína da seda

O material fundamental para a criação do dispositivo é a fibroína da seda, uma proteína produzida pelo bicho-da-seda Bombyx mori.

A fibroína de seda é um material biodegradável com ótimas propriedades anti-inflamatórias e mecânicas e pode ser transformada em esponjas porosas e altamente absorventes, que sempre retornam ao tamanho original depois de comprimidas, uma propriedade chamada memória de forma. Essas esponjas também podem promover a coagulação e a regeneração dos tecidos.

As taxas de degradação ajustáveis das esponjas permitem seu uso de longo prazo no corpo, bem como a possibilidade de integração com sensores que podem monitorar o sangramento ao longo do tempo. Duas camadas de nanofios de prata, uma acima e outra abaixo da esponja, completam a funcionalidade, provendo a ação bactericida.

Com o sucesso dos testes em animais, a equipe se prepara agora para avaliar a segurança e o funcionamento do dispositivo em pacientes humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: An All-In-One Transient Theranostic Platform for Intelligent Management of Hemorrhage
Autores: Reihaneh Haghniaz, Ankit Gangrade, Hossein Montazerian, Fahimeh Zarei, Menekse Ermis, Zijie Li, Yuxuan Du, Safoora Khosravi, Natan Roberto de Barros, Kalpana Mandal, Ahmad Rashad, Fatemeh Zehtabi, Jinghang Li, Mehmet R. Dokmeci, Han-Jun Kim, Ali Khademhosseini, Yangzhi Zhu
Publicação: Advanced Science
Vol.: 2301406
DOI: 10.1002/advs.202301406
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Cirurgias

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.