17/07/2023

Aparelho detecta vírus no ar em cinco minutos

Redação do Diário da Saúde
Aparelho detecta vírus no ar em cinco minutos
O sensor é feito com nanocorpos integrados a um amostrador de ar que opera com base na tecnologia de ciclone úmido.
[Imagem: Joseph Puthussery]

Sensor de vírus

Embora a pandemia de covid-19 comece a distanciar-se no passado, dificilmente esta geração se esquecerá dela, e ninguém gostaria de repetir a experiência.

Assim, os cientistas continuam trabalhando na tentativa de atuar de modo mais proativo caso outro vírus surja repentinamente e ameace se tornar epidêmico.

Joseph Puthussery e colegas da Universidade de Washington (EUA) acabam de demonstrar uma tecnologia que pode fazer a diferença nessas situações.

Eles criaram um equipamento que monitora o ar ambiente e detecta variantes de vírus em cerca de 5 minutos, o que permite dar o alarme em qualquer ambiente público ou fechado, como estações de metrô, shoppings e mesmo shows ao ar livre.

"Não há nada no momento que nos diga o quanto um ambiente é seguro," disse o professor John Cirrito. "Se você está em uma sala com 100 pessoas, não quer descobrir cinco dias depois se pode ficar doente ou não. A ideia com este dispositivo é que você pode saber essencialmente em tempo real, ou a cada 5 minutos, se houver um vírus vivo."

Aparelho detecta vírus no ar em cinco minutos
A equipe agora pretende adaptar o aparelho para detectar outros patógenos.
[Imagem: Joseph V. Puthussery et al. - 10.1038/s41467-023-39419-z]

Detector de vírus no ar

A tecnologia se baseia em um sensor desenvolvido anteriormente pela própria equipe para detectar proteínas beta-amiloide, envolvidas com a doença de Alzheimer.

Para converter o biossensor de beta-amiloide em um detector de coronavírus, os pesquisadores trocaram o anticorpo que reconhece as proteínas beta-amiloide por um nanocorpo de lhamas que reconhece a proteína de pico do vírus SARS-CoV-2.

Um "nanocorpo" é um pequeno fragmento de um anticorpo originalmente extraído das lhamas, que tem-se mostrado eficiente na detecção de vários tipos de vírus. Hoje esses nanocorpos podem ser produzidos sinteticamente de forma rápida e barata.

O sensor foi então integrado em um pequeno exaustor, que força o ar ambiente em direção ao ponto de detecção. O aparelho ficou compacto - cerca de 30 cm de largura e 25 cm de altura - e acende uma luz quando um vírus é detectado.

Em experimentos de laboratório e em casas de pessoas infectadas com o SARS-CoV-2, o dispositivo detectou níveis variados de concentrações de vírus no ar após apenas alguns minutos de amostragem.

"Estamos começando com SARS-CoV-2, mas há planos para também medir influenza, RSV, rinovírus e outros patógenos importantes que infectam pessoas rotineiramente," disse Cirrito. "Em um ambiente hospitalar, o monitor pode ser usado para medir estafilococos ou estreptococos, que causam todos os tipos de complicações para os pacientes. Isso pode realmente ter um grande impacto na saúde das pessoas."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Real-time environmental surveillance of SARS-CoV-2 aerosols
Autores: Joseph V. Puthussery, Dishit P. Ghumra, Kevin R. McBrearty, Brookelyn M. Doherty, Benjamin J. Sumlin, Amirhossein Sarabandi, Anushka Garg Mandal, Nishit J. Shetty, Woodrow D. Gardiner, Jordan P. Magrecki, David L. Brody, Thomas J. Esparza, Traci L. Bricker, Adrianus C. M. Boon, Carla M. Yuede, John R. Cirrito, Rajan K. Chakrabarty
Publicação: Nature Communications
Vol.: 14, Article number: 3692
DOI: 10.1038/s41467-023-39419-z
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Vírus

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.