22/03/2024

Prevenção de câncer de mama feita em segundos com aparelho de baixo custo

Redação do Diário da Saúde
Aparelho de baixo custo faz rastreio de câncer de mama em segundos
A placa de circuito impresso usada no biossensor, que pode detectar biomarcadores de câncer de mama a partir de amostras de saliva em cerca de cinco segundos. O projeto usa componentes amplamente disponíveis, como tiras de teste de glicose comuns e a plataforma Arduino de código aberto.
[Imagem: Hsiao-Hsuan Wan]

Câncer de mama pela saliva

Os casos de câncer de mama estão aumentando, mas novas ferramentas para a detecção precoce poderão ajudar a salvar mais vidas.

Uma equipe de cientistas dos EUA e da China desenvolveu um dispositivo portátil de rastreio do câncer de mama que consegue detectar biomarcadores da doença a partir de uma pequena amostra de saliva.

O mais surpreendente é que não se trata de nenhuma "tecnologia tipo ficção científica": O biossensor usa componentes comuns, como tiras de teste de glicose, amplamente disponíveis, e a plataforma de software e hardware de código aberto Arduino.

"Imagine a equipe médica realizando exames de câncer de mama em comunidades ou hospitais", disse Hsiao-Hsuan Wan, idealizador do aparelho. "Nosso dispositivo é uma excelente escolha porque é portátil - aproximadamente do tamanho da sua mão - e reutilizável. O tempo de teste é inferior a cinco segundos por amostra, o que o torna altamente eficiente."

Biomarcadores do câncer de mama

O aparelho usa tiras de teste de papel tratadas com anticorpos específicos que interagem com os biomarcadores de câncer. Uma amostra de saliva é colocada na tira e pulsos de eletricidade são enviados para pontos de contato elétrico no biossensor. Esses pulsos fazem com que os biomarcadores se liguem aos anticorpos e alterem a carga e a capacitância do eletrodo, produzindo uma alteração no sinal de saída, que pode ser medido e traduzido em informação digital sobre a quantidade de biomarcador presente.

O projeto é revolucionário em comparação com as alternativas: Mamografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas são caras e invasivas e exigem equipamentos grandes e especializados, apresentam exposição à radiação em baixas doses e podem levar dias ou semanas para retornar os resultados dos testes.

"Em muitos lugares, especialmente nos países em desenvolvimento, tecnologias avançadas como a ressonância magnética para testes de câncer da mama podem não estar prontamente disponíveis," disse Wan. "Nossa tecnologia é mais econômica, com a tira de teste custando apenas alguns centavos e a placa de circuito reutilizável custando US$ 5. Estamos entusiasmados com o potencial de causar um impacto significativo em áreas onde as pessoas talvez não tenham recursos para o rastreamento do câncer de mama."

Checagem com artigo científico:

Artigo: High sensitivity saliva-based biosensor in detection of breast cancer biomarkers: HER2 and CA15-3
Autores: Hsiao-Hsuan Wan, Haochen Zhu, Chao-Ching Chiang, Jian-Sian Li, Fan Ren, Cheng-Tse Tsai, Yu-Te Liao, Dan Neal, Josephine F. Esquivel-Upshaw, Stephen J. Pearton
Publicação: Journal of Vacuum Science & Technology B
Vol.: 42, 023202
DOI: 10.1116/6.0003370
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Equipamentos Médicos

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.