23/02/2017

América Latina está atrasada no uso medicinal da maconha

Com informações da Agência Brasil
América Latina está atrasada no uso medicinal da maconha
Apenas dois países latino-americanos têm legislações que permitem o uso medicinal da cannabis sativa, a maconha.
[Imagem: Anvisa]

Melhorando devagar

Dos 19 países da América Latina, apenas dois têm legislações que permitem o uso medicinal da cannabis sativa, a maconha, e sete estão em fase de regulamentação.

Os outros dez proíbem o uso da planta medicinal e seus derivados, incluindo o canabidiol (CBD), sob qualquer apresentação.

Estes dados estão no Mapa Interativo da Regulamentação da Cannabis Medicinal na América Latina, lançado pelo Instituto Humanitas 360.

De forma didática, o mapa traz informações sobre a situação legal para posse, venda, transporte, cultivo doméstico e trâmite legislativo atual em cada país pesquisado, com atualizações constantes. "O mapa ajuda a entender mais todo o sistema, que é muito complicado. É um convite para as pessoas se informarem mais sobre isso," diz o vice-presidente do instituto, Piero Bonadeo.

Legislação sobre maconha

De acordo com Bonadeo, apesar da situação atual, houve avanços na região. "Todo o continente latino-americano está melhor, no sentido de ter sistemas jurídicos mais perto da legalização da maconha medicinal, mas ainda não é a legalização total."

Para ter acesso aos medicamentos os pacientes precisam comprovar determinado tipo de doença e passar por várias avaliações, mas o caminho parece já estar aberto.

Apenas a Colômbia e o Uruguai têm leis que regulamentam a indústria e o mercado nacional da cannabis, mas a implementação da lei está lenta no primeiro país do continente a aprovar o uso da maconha.

"A lei do Uruguai é também sobre o uso recreativo, aprovada em 2013, mas nós conversamos recentemente com uma das pessoas que ajudou a escrever a legislação e ela falou que a implementação está muito atrasada, apenas os clubes de cultivo estão funcionando. Toda a outra parte ainda está bloqueada. O uso medicinal não teve uma implementação total, está muito atrasada," disse Bonadeo.

Uso medicinal da maconha no Brasil

No Brasil, o canabidiol tem autorização de uso pelo Conselho Federal de Medicina desde dezembro de 2014 para "tratamento de epilepsias em crianças e adolescentes que são refratárias aos tratamentos convencionais".

Em 2015, o canabidiol foi retirado da lista de substâncias perigosas e regulamentada pela Anvisa, com autorização para a importação excepcional de uma lista restrita de medicamentos. Em março de 2016, o tetrahidrocanabinol (THC) também foi autorizado.

Segundo a agência, o órgão já recebeu 2.242 pedidos para importação excepcional de medicamentos à base de maconha e autorizou 2.077. Do total de pedidos, um foi indeferido, 17 arquivados, 30 aguardam análise e 117 estão com exigências pendentes.

No mês passado a Anvisa aprovou o registro do medicamento Mevatyl, que contém THC e CBD e é vendido em 28 países com o nome de Sativex, indicado para o tratamento de adultos com espasmos relacionados à esclerose múltipla. Ainda falta o processo de definição de preço para que ele seja comercializado no Brasil, o que deve demorar cerca de dois meses, segundo a agência.

Ainda este ano será inaugurado o primeiro centro de pesquisas brasileiro em canabidiol, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. O centro já tem autorização para um estudo clínico, ou seja, investigação em seres humanos, que será feito com 120 crianças e adolescentes que tem epilepsia refratária

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.