03/02/2025

Qigong diminui significativamente a dor lombar crônica

Redação do Diário da Saúde
Qigong diminui significativamente a dor lombar crônica
Qigong é uma prática tradicional chinesa que combina movimentos suaves, respiração e meditação.[Imagem: Alex Dolce/Florida Atlantic University]

Qigong contra dor lombar

Pesquisadores conduziram um estudo piloto para avaliar a eficácia do qigong (pronuncia chi-gong) para lidar com a dor lombar crônica, incluindo avaliações biopsicossociais.

O qigong é uma prática tradicional chinesa que combina movimentos suaves, respiração controlada e meditação para cultivar e equilibrar a energia do corpo, frequentemente chamada de "chi" ou "força vital". Para este estudo, a equipe formatou um conjunto de exercícios específicos voltados para a região lombar.

Para avaliar os efeitos da intervenção do qigong nos resultados biológicos, psicológicos e sociais, os pesquisadores avaliaram como a intervenção impactou a função física, distúrbios do sono, transtorno do estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, afeto positivo e papéis e atividades sociais.

Essas avaliações foram conduzidas em vários pontos durante o estudo para medir a eficácia preliminar do programa, sempre comparando os resultados dos pacientes com os resultados de parceiros de controle.

Qigong diminui significativamente a dor lombar crônica
Contra a dor nas costas é possível escolher entre Ioga, Tai Chi e Qigong.
[Imagem: Uofmhealth/Divulgação]

Resultados biopsicossociais

Os resultados mostraram que todos os resultados relacionados à dor (intensidade da dor, incapacidade relacionada à dor lombar e interferência da dor no dia a dia) diminuíram significativamente no grupo qigong em comparação com o grupo controle. Além da dor crônica, a perturbação do sono foi significativamente melhorada no grupo qigong em comparação com o grupo controle.

"Esta abordagem holística lida com os desafios complexos enfrentados por [pacientes com] dor lombar crônica sem depender de medicamentos," disse Cheryl Krause-Parello, da Universidade Atlântica da Flórida (EUA). "De posse desse conhecimento, os profissionais de saúde, como enfermeiros e fisioterapeutas, devem considerar ativamente a incorporação de intervenções não farmacológicas, como o qigong, aos planos de tratamento para melhorar o bem-estar geral dos [pacientes] que lidam com dor lombar crônica."

O estudo também identificou uma conexão significativa entre fatores biológicos, como marcadores de inflamação, e resultados psicossociais. Por exemplo, níveis mais altos de fator de necrose tumoral (TNF) foram fortemente associados a uma função física mais precária. Da mesma forma, o marcador inflamatório IL-8 foi associado tanto à incapacidade relacionada à dor quanto aos sintomas de transtorno do estresse pós-traumático.

Isso indica que a inflamação pode contribuir para desafios de saúde física e mental em indivíduos com condições crônicas.

Qigong diminui significativamente a dor lombar crônica
Tá com preguiça? Então tente o qigong mental.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Qigong

O qigong é fácil de aprender, não requer locais ou equipamentos específicos e pode ser praticado individualmente ou coletivamente em uma variedade de estilos, de exercícios lentos e fluidos a posturas meditativas. É uma prática frequentemente usada para relaxamento, cura ou crescimento espiritual.

É semelhante em alguns aspectos ao Tai Chi, mas é mais focado no trabalho de energia interna. A prática regular de qigong fornece uma gama de terapia focada na coluna: Flexão suave, alongamento e fortalecimento com base na integridade funcional da coluna e mecanismos conectivos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  https://diariodasaude.com.br/print.php?article=qigong-diminui-significativamente-dor-lombar-cronica

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.