24/09/2009

Vacina múltipla contra AIDS produz resultados modestos

Redação do Diário da Saúde
Vacina múltipla contra AIDS produz resultados modestos
Os números são baixos e a diferença pode se dever à sorte, mas esta é a primeira notícia positiva no campo de vacinas contra a AIDS em uma década.
[Imagem: Wikimedia]

Vacina combinada

Uma nova vacina combinada, resultado da mistura de duas vacinas experimentais já testadas, foi administrada a 16 mil voluntários na Tailândia, no maior teste já realizado com uma vacina contra a AIDS.

Os pesquisadores concluíram que a vacina reduziu em menos de um terço o risco de contrair o vírus HIV, que provoca a doença, segundo informou a BBC.

Apesar dos resultados modestos, o teste está sendo interpretado como um avanço científico significativo. Mas os pesquisadores concordam que uma vacina global ainda é uma realidade distante.

Soma foi maior do que as partes

O estudo foi realizado pelo Exército americano com o governo da Tailândia e durou sete anos. Todos os voluntários - homens e mulheres com idades entre 18 e 30 anos - não eram portadores do HIV e viviam em algumas das regiões mais afetadas pela doença na Tailândia.

As vacinas originais, que deram origem à nova vacina combinada, já haviam sido testadas em voluntários, mas sem sucesso.

"Os números são baixos e a diferença pode se dever à sorte, mas a conclusão é a primeira notícia positiva no campo de vacinas contra a AIDS em uma década", disse Richard Horton, editor da revista médica Lancet. "Nós devemos ser cautelosos, mas ter esperança. A descoberta precisa ser replicada e investigada urgentemente."

Modestamente protetores

Metade dos voluntários recebeu a vacina e a outra metade recebeu um placebo. Todos receberam aconselhamento sobre prevenção do vírus HIV.

Entre os voluntários que receberam a vacina, o risco de infecção pelo HIV foi 31,2% menor do que entre os que tomaram o placebo.

O resultado também foi comemorado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo programa conjunto da ONU para a AIDS (UN/AIDS).

Segundo os organismos, os resultados "caracterizados como modestamente protetores...trouxeram nova esperança no campo de pesquisa de vacinas contra a AIDS".

Estima-se que cerca de 33 milhões de pessoas no mundo são portadoras de HIV.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Sexualidade

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.