07/02/2023

Spray mata bactérias resistentes a antibióticos e funciona por 48h

Redação do Diário da Saúde
Spray mata bactérias resistentes a antibióticos e funciona por 48h
Além de matar bactérias resistentes aos antibióticos, o novo material tem efeito duradouro.
[Imagem: Anna Lena Lundqvist/Chalmers]

Bactericida em spray

Pesquisadores suecos apresentaram um novo spray que pode matar até mesmo bactérias resistentes a antibióticos, o que o torna adequado para ser usado para tratamento de feridas e diretamente em implantes e outros dispositivos médicos.

"Nossa inovação pode ter um impacto duplo na luta contra a resistência aos antibióticos. O material demonstrou ser eficaz contra muitos tipos diferentes de bactérias, incluindo aquelas resistentes a antibióticos, como MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), além de ter o potencial de prevenir infecções e, assim, reduzir a necessidade de antibióticos," disse o professor Martin Andersson, da Universidade Chalmers de Tecnologia.

O antibacteriano consiste em pequenas partículas de hidrogel equipadas com um tipo de peptídeo que efetivamente mata as bactérias depois de ligar-se a elas. A ligação dos peptídeos às bactérias proporciona um ambiente protetor e aumenta a estabilidade desses compostos, permitindo que eles trabalhem em conjunto com fluidos corporais, como sangue, que normalmente inativam os peptídeos, dificultando seu uso na área da saúde.

Em estudos anteriores, os pesquisadores mostraram que essa combinação dos peptídeos com partículas de hidrogel funciona para materiais de tratamento de feridas, como curativos. Agora, eles demonstraram que o material bactericida também pode ser usado na forma de spray e como revestimento em dispositivos médicos que são introduzidos no corpo, como implantes.

Infecções em equipamentos médicos

Além de ferimentos, as infecções são problemas sérios sempre que um dispositivo médico é inserido no corpo humano, seja de modo permanente, como os implantes, seja temporário: Uma das principais fontes de infecção hospitalar vem do uso de cateteres urinários.

Os testes mostraram que 99,99% das bactérias são mortas pelo material e que a capacidade bactericida fica ativa por aproximadamente 48 horas, possibilitando seu uso em uma ampla gama de aplicações clínicas.

"A substância neste spray para feridas é completamente atóxica e não afeta as células humanas. Ao contrário dos sprays bactericidas existentes, ele não inibe o processo de cicatrização do corpo. Os materiais, que são simplesmente borrifados na ferida, também podem matar as bactérias em um tempo mais curto," disse Edvin Blomstrand, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cross-linked lyotropic liquid crystal particles functionalized with antimicrobial peptides
Autores: Edvin Blomstrand, Anand K. Rajasekharan, Saba Atefyekta, Martin Andersson
Publicação: International Journal of Pharmaceutics
DOI: 10.1016/j.ijpharm.2022.122215

Artigo: Multifunctional Surface Modification of PDMS for Antibacterial Contact Killing and Drug-Delivery of Polar, Nonpolar, and Amphiphilic Drugs
Autores: Annija Stepulane, Anand Kumar Rajasekharan, Martin Andersson
Publicação: ACS Applied Bio Materials
DOI: 10.1021/acsabm.2c00705
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Infecções

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.