22/11/2022

Sensor de engolir ajuda pacientes a tomarem remédios corretamente

Redação do Diário da Saúde
Sensor de engolir ajuda pacientes a tomarem remédios corretamente
A pílula inteligente detecta os medicamentos que o paciente ingere e avisa quando eles não foram tomados na hora certa.
[Imagem: The Lundquist Institute]

Adesão aos medicamentos

Pacientes com HIV cujo regime de medicamentos foi monitorado por um sistema inovador de comprimido eletrônico apresentaram maior adesão aos antirretrovirais (ARVs) e, por decorrência, apresentaram cargas virais mais baixas.

A conclusão veio de um estudo feito por uma equipe multidisciplinar de especialistas das universidades da Califórnia de Los Angeles, Yale e Harvard e do Centro Médico de Nebraska (EUA).

A equipe avaliou a viabilidade, aceitabilidade e sustentabilidade do uso do pequeno equipamento de ingerir, projetado para coletar informações de saúde, e avaliou sua precisão e sua eficácia para monitorar e incentivar a adesão a medicamentos.

O sistema usa um pequeno sensor de engolir. Depois de ingerido, ele é rastreado por um adesivo colado na pele do paciente. O adesivo eletrônico, por sua vez, transmite os dados para um celular, que finalmente envia uma mensagem criptografada para um servidor central que registra, em tempo real, que uma dose do medicamento acabou de ser ingerida.

"Depois de mais de duas décadas de aprimoramento da tecnologia, a tecnologia de sensores ingeríveis é, até o momento, o método baseado em TI mais avançado e preciso para medir e monitorar o comportamento de adesão [a medicamentos], com processos sem fio e em tempo real por meio de um dispositivo móvel," disse Dr. Honghu Liu, membro da equipe.

E os resultados foram encorajadores, acrescenta o pesquisador: "Nosso estudo apresentou resultados especialmente promissores para aqueles que têm desafios significativos na adesão aos medicamentos antirretrovirais".

Monitoramento de pacientes

O resultado deste primeiro teste em condições reais representa um avanço significativo no monitoramento de pacientes e sua adesão à medicação. A ideia é que este sistema possa ser usado em intervenções em tempo real em qualquer população que requeira maior vigilância médica.

"Quando os pacientes se inscreveram pela primeira vez em nosso estudo, eles estavam tendo problemas com a adesão consistente aos seus medicamentos. Durante o curso do estudo, eles frequentemente expressaram que o sistema de tecnologia de sensor ingerível fornecia o feedback extra e o suporte de que precisavam para controlar com sucesso sua infecção pelo HIV," disse o Dr. Eric Daar, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Ingestible Sensor System for Measuring, Monitoring and Enhancing Adherence to Antiretroviral Therapy: An Open-label, Usual Care-controlled, Randomized Trial
Autores: Honghu Liu, Yan Wang, Yilan Huang, Di Xiong, Jie Shen, Lisa Siqueiros, Veenu Bala, George M. Savage, Mario Guerrero, Katya Corado, Marc I. Rosen, Courtney V. Fletcher, Eric S. Daar
Publicação: EBioMedicine
DOI: 10.1016/j.ebiom.2022.104330
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Tratamentos

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.