15/01/2014

Calor aumenta risco de pedra no rim

Com informações da SES

O intenso calor de verão, associado ao aumento da transpiração e à falta da ingestão adequada de água podem gerar sérios riscos para o surgimento de pedra nos rins, ou cálculo renal.

Já mudanças na alimentação, constante reposição de líquidos e a atenção à coloração da urina são algumas das principais recomendações para evitar o cálculo renal.

Segundo o urologista Fábio Vicentini, médico-chefe do Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, nos períodos mais quentes do ano há um aumento de 30% dos casos de cálculos renais.

As vítimas mais comuns são homens, porém o alerta inclui toda população.

Para o especialista, no verão, a dieta ideal para a saúde dos rins inclui primordialmente o aumento da ingestão de água (cerca de dois litros ao dia) e de sucos de frutas cítricas, associado à diminuição do uso de sal nos alimentos.

As refeições diárias devem conter mais verduras, legumes frutas e saladas.

Os frutos do mar contêm altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. "É importante também considerar a redução de frituras e carne vermelha nesta época de calor", enfatiza o urologista.

Mais de 15% da população mundial apresenta cálculos renais, sendo que na maioria dos casos, 85% conseguem expelir as pedras naturalmente, pela urina.

Para evitar esse transtorno, o urologista explica que a maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo está ao observarmos a coloração da urina.

"Quanto mais transparente estiver a urina, melhor. Se estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado, longe dos cálculos renais," explica Vicentini.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.