20/03/2018

Revestimento intestinal humano é recriado dentro de um biochip

Redação do Diário da Saúde
Revestimento intestinal humano é recriado dentro de um biochip
As células formam um tecido intestinal artificial no interior dos microcanais do biochip.
[Imagem: Emulate, Inc.]

Intestino em um chip

Cientistas recriaram em laboratório o revestimento intestinal humano. É a primeira vez que esse tecido vivo foi criado fora do corpo, o que permitiu que ele fosse inserido dentro de "chips-intestino", microlaboratórios que permitirão testes personalizados de medicamentos.

O revestimento intestinal foi recriado a partir de células humanas adultas que foram convertidas em células-tronco e então cultivadas para formar organoides, que são imitações de órgãos humanos - já foram criados diversos miniórgãos em biochips, incluindo coração, cordas vocais, placenta, pulmão etc.

Como o tecido artificial conservou a impressão digital genética do adulto doador das células, a expectativa é que esses microlaboratórios possam mudar a forma como pacientes são tratados de doenças gastrointestinais e inflamatórias com um componente genético, como doença de Crohn, colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável.

Em vez de expor um paciente a tratamentos medicamentosos que podem ser onerosos, ineficazes ou causar efeitos colaterais nocivos, as células-tronco do próprio indivíduo poderão ser usadas para produzir uma duplicata do revestimento intestinal em um "intestino-chip", onde serão testados múltiplos medicamentos. Os médicos poderão então determinar qual droga funciona melhor no intestino do paciente.

Revestimento intestinal humano é recriado dentro de um biochip
Microfotografia das células intestinais dentro do microlaboratório.
[Imagem: Cedars-Sinai]

Intestino-Chip

Os "intestinos-chip" têm o tamanho de pilhas AA e recriam o microambiente natural do intestino humano no interior de seus microcanais, incluindo o epitélio intestinal - a camada de células que forma o revestimento dos intestinos grosso e delgado.

Fluidos bombeados através desses microcanais criaram um ambiente que permitiu que as células desenvolvessem as estruturas tridimensionais, chamadas vilosidades, encontradas no intestino. Os testes mostraram que o revestimento intestinal contém todos os tipos de células-chave normalmente encontrados no tecido natural.

"Esta associação de biologia e engenharia nos permitiu recriar um revestimento intestinal que corresponde ao de um paciente com uma doença intestinal específica - sem realizar uma cirurgia invasiva para obter uma amostra de tecido," disse o pesquisador Clive Svendsen, coordenador da equipe multi-institucional que criou o biochip. "Nós podemos produzir um número ilimitado de cópias deste tecido e usá-las para avaliar potenciais terapias. Este é um avanço importante na medicina personalizada".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biochips

Células-tronco

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.