24/08/2010

Substância que controla relógio biológico pode virar pílula contra jet lag

BBC

Ritmo circadiano

Uma pesquisa feita por cientistas na Grã-Bretanha sobre uma substância que regula o relógio biológico pode levar à criação de remédios contra o chamado jet lag - problemas fisiológicos causados pela mudança de fuso horário em viagens.

Os cientistas da Universidade de Manchester testaram em camundongos uma substância que reduz a atividade dos ritmos circadianos, que controlam o relógio biológico do corpo humano.

Eles também conseguiram alterar os ciclos em camundongos que estavam dormindo, ao inibir uma enzima no corpo dos animais.

Segundo os cientistas, a pesquisa abre caminho para o desenvolvimento de uma pílula capaz de eliminar os efeitos do jet lag.

Relógio biológico

Os efeitos da falta de sintonia entre o relógio biológico e o dia são comuns entre pessoas que viajam de um fuso horário para outro, ou entre aqueles que trabalham em turnos noturnos.

Alguns dos sintomas mais agudos são fadiga, irritabilidade, desatenção, indigestão, perda de memória e dificuldade de concentração.

A pesquisa da Universidade de Manchester, da Medical Research Council, e da empresa farmacêutica Pfizer foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Acertar o relógio biológico

Muitas das atividades biológicas do corpo em mamíferos, como o sono, são controladas pelo ciclo circadiano, um mecanismo interno do corpo que regula o comportamento nos ciclos de noite e dia.

Alterações nos ritmos circadianos também ocorrem em doenças como o transtorno bipolar. Os cientistas acreditam que um medicamento para regular o relógio biológico também poderia beneficiar pacientes desses transtornos.

Mudanças na atividade da enzima caseína quinase 1 ajustam a forma como o relógio biológico se comporta, tornando possível que se possa adaptar o corpo a outros ciclos e fusos horários usando substâncias químicas.

Um relógio biológico de 24 horas, por exemplo, pode se tornar um relógio de 25 horas.

"Considere que seu corpo de uma hora para a outra passa a trabalhar 23 horas, ou 25 horas por vez. Muitos dos seus processos naturais, como dormir e caminhar, logo estariam fora de sintonia com o dia e a noite", disse Andrew Loudon, que trabalhou na pesquisa.

Sono e doenças psiquiátricas

Para alterar os níveis da enzima, os cientistas usaram duas moléculas nas suas experiências.

"Nós descobrimos que é possível usar as substâncias para sincronizar o relógio biológico de um camundongo. Então pode ser que uma substância semelhante trate uma série de problemas de saúde associados às interrupções dos ritmos circadianos", disse Loudon.

"Isso inclui algumas doenças psiquiátricas e alguns transtornos circadianos de sono. Também pode ajudar as pessoas a lidarem com o jet lag e com a mudança dos turnos de trabalho."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Sistema Nervoso

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.