14/10/2022

Nossa audição não funciona exatamente como cientistas pensavam

Redação do Diário da Saúde
Pesquisa questiona teoria sobre como nossa audição funciona
Anders Fridberger e Pierre Hakizimana medindo as vibrações no órgão auditivo humano.
[Imagem: Emma Busk Winquist/Linköping University]

Teoria sobre o funcionamento da audição

A maneira como experimentamos a música e a fala é bem diferente do que a ciência propunha até agora.

Além de melhorar nosso conhecimento de biologia, esta conclusão, divulgada por pesquisadores da Universidade de Linkoping (Suécia) e da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon (EUA), pode tornar possível projetar melhores implantes cocleares.

O som que chega ao ouvido externo é transportado pelo tímpano para o ouvido interno em forma de espiral, também conhecido como cóclea, onde ficam localizadas as células sensoriais da audição, células ciliadas externas e internas. As ondas sonoras fazem com que os "cabelos" das células ciliadas internas se curvem, gerando um sinal bioelétrico que segue através dos nervos até o cérebro, que interpreta o som que ouvimos.

Nos últimos 100 anos, os cientistas acreditaram que cada célula sensorial tinha sua própria "frequência ideal" (uma medida do número de ondas sonoras por segundo). A célula ciliada responderia então mais fortemente a essa sua frequência nativa.

Essa ideia significa que uma célula sensorial com uma frequência ideal de 1000 Hz responderia muito menos fortemente a sons com frequência ligeiramente inferior ou superior. Os cientistas também assumiam que todas as partes da cóclea funcionariam da mesma maneira.

Sensores multifrequenciais

Agora, no entanto, George Burwood e seus colegas descobriram que não funciona assim no caso das células sensoriais que processam sons com frequências abaixo de 1000 Hz, considerado um som de baixa frequência.

E esta é uma frequência importante: Os sons vocálicos da fala humana estão na região de baixa frequência, e muitos dos sons que compõem a música também - o dó central de um piano, por exemplo, tem uma frequência de 262 Hz.

"Nosso estudo mostra que muitas células no ouvido interno reagem simultaneamente ao som de baixa frequência. Acreditamos que isso torna mais fácil experienciar sons de baixa frequência, já que o cérebro recebe informações de muitas células sensoriais ao mesmo tempo," disse o professor Anders Fridberger.

A equipe também acredita que essa construção torna o nosso sistema auditivo mais robusto: Se algumas células sensoriais forem danificadas, permanecem muitas outras que podem enviar impulsos nervosos para o cérebro.

No aspecto prático, esta descoberta promete ajudar as pessoas com deficiência auditiva severa.

"O projetos dos implantes cocleares atuais é baseado na suposição de que cada eletrodo deve apenas dar estimulação nervosa em determinadas frequências, de forma a tentar copiar o que se acreditava sobre a função do nosso sistema auditivo. Nós sugerimos que mudar o método de estimulação nas baixas frequências será mais parecido com a estimulação natural, e a experiência auditiva do usuário deve, dessa forma, ser melhorada," disse Fridberger.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Best frequencies and temporal delays are similar across the low-frequency regions of the guinea pig cochlea
Autores: George Burwood, Pierre Hakizimana, Alfred L Nuttall, Anders Fridberger
Publicação: Science Advances
DOI: 10.1126/sciadv.abq2773
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Audição

Sensores

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.