05/06/2012

Programa de computador auxilia diagnóstico médico

Redação do Diário da Saúde
Programa de computador auxilia diagnóstico médico
O computador não realiza o diagnóstico, ele elabora uma pré-análise conhecida como "diagnóstico auxiliado por computador".
[Imagem: Agência USP/Tkobosz]

Diagnóstico auxiliado por computador

Cientistas da USP de São Carlos desenvolveram uma técnica que automatiza a análise de imagens médicas.

Por meio de algoritmos - fórmulas matemáticas que orientam o funcionamento de programas de computador - são selecionadas imagens do corpo humano que tenham as características solicitadas pelos médicos.

"Na verdade o computador não realiza o diagnóstico, ele elabora um pré-diagnóstico. Chamamos isso de diagnóstico auxiliado por computador, ou sistema CAD [Computer Aided Diagnosis]", afirma Alceu Ferraz Costa, autor da nova técnica.

Mineração de dados médicos

Os sistemas de diagnóstico auxiliado por computador são parte de um campo de pesquisas conhecido como mineração de dados, que permite automatizar a busca por informações em grandes bancos de dados.

Por exemplo, ao se deparar com o caso de um paciente, o médico pode querer estudar casos similares, verificando os tratamentos que deram melhor resultado.

Hoje, é virtualmente impossível localizar essa informação a partir das imagens médicas, uma vez que isso equivaleria a olhar todo o banco de imagens, uma por uma.

Com o sistema, o computador analisa a imagem do paciente e, em poucos instantes, identifica todos os casos similares, mostrando-os ao médico na tela do computador.

Imagens médicas

O programa criado por Alceu avalia características visuais relevantes, como forma, cor e texturas, que ressaltem os aspectos principais levados em conta pelo médico no momento do diagnóstico.

No atual estágio, o programa está apto para avaliar imagens dos pulmões.

Mas a técnica poderá ser usada em outras áreas, como ultrassonografias e radiografias de outros órgãos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Softwares

Diagnósticos

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.