16/03/2023

População brasileira é a 5ª mais feliz do mundo

Com informações da BBC

Pesquisa global de felicidade

Os brasileiros nunca foram tão felizes, segundo uma pesquisa que avaliou a felicidade da população em 32 países.

No Brasil, 83% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes - uma alta de 20 pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em dezembro de 2021, quando o índice foi de 63%.

No mundo, a percepção de felicidade também subiu, de 67% para 73%.

No caso brasileiro, foi o melhor resultado desde que a pesquisa começou a ser feita, em dezembro de 2011 - até então, o pico de felicidade ocorrera em maio de 2013, quando 81% dos entrevistados se consideravam muito felizes ou felizes.

O Brasil foi o quinto colocado do ranking global de felicidade, atrás apenas da China (91%), Arábia Saudita (86%), Países Baixos (85%) e Índia (84%).

No extremo oposto, os cidadãos menos felizes são os húngaros (50%), sul-coreanos (57%) e poloneses (58%).

"As pessoas estão vendo este ano como o encerramento de um capítulo extremamente desafiador em nossa história: A covid-19. Ainda que a pandemia não tenha sido totalmente erradicada, seu impacto é infinitamente menor do que nos últimos anos. Esse sentimento reforça a percepção de felicidade," disse Marcos Calliari, do Instituto Ipsos, que realizou a pesquisa.

Dinheiro x felicidade

Segundo a pesquisa, países de renda média, como o Brasil, apresentaram um aumento na percepção da felicidade em comparação aos de renda alta, como França ou Reino Unido.

Casados, com mais dinheiro e com maior nível educacional são, em média, mais felizes. Não houve diferença significativa na percepção de felicidade entre homens e mulheres.

Mas a sondagem também mostrou que a satisfação com aspectos da vida varia conforme o desenvolvimento econômico de um país: Cidadãos de países de renda mais alta tendem a ser mais satisfeitos nos quesitos segurança, posses materiais, qualidade de vida e emprego.

Por outro lado, aqueles que vivem em nações de renda média demonstram maior satisfação nos aspectos fé/vida espiritual, bem-estar físico, aparência, senso de controle e propósito, e sentir-se valorizado.

No mundo, os níveis de satisfação são mais altos com relacionamentos, filhos, cônjuge, parentes, amigos, colegas de trabalho e natureza e com educação e informação; e mais baixos com a situação do país, finanças pessoais, vida romântica/sexual e atividade física.

No caso do Brasil, de todos os aspectos analisados para medir o grau de satisfação com a vida, o maior índice foi registrado na relação com o cônjuge - 78% dos brasileiros disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. Já o pior foi com a situação econômica do país - apenas 37% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos.

Além disso, somente 58% dos brasileiros afirmaram que possuem amigos próximos ou parentes com quem poderiam contar em caso de necessidade. O país é o penúltimo colocado do ranking neste quesito, ficando atrás apenas do Japão (54%).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Qualidade de Vida

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.