13/11/2013

Perder peso nem sempre é benéfico para o relacionamento

Redação do Diário da Saúde
Perder peso nem sempre é benéfico para o relacionamento
"Esta abordagem vai ajudar as pessoas a perder peso sem comprometer a qualidade de seu relacionamento."
[Imagem: NCSU]

Perder peso geralmente é muito benéfico para a saúde do corpo.

Mas quando apenas um dos parceiros em um relacionamento romântico perde peso, nem sempre o efeito sobre o relacionamento é positivo.

Pode haver um "lado negativo" da perda de peso se os dois parceiros não estiverem engajados nas mudanças corporais.

"As pessoas precisam estar cientes de que a perda de peso pode mudar um relacionamento para melhor ou para pior, e que a comunicação desempenha um papel importante na manutenção de um relacionamento saudável," explica Lynsey Romo, da Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA).

Para chegar a essas conclusões, Romo entrevistou 21 casais nos quais pelo menos um dos parceiros havia perdido 13 ou mais quilogramas em menos de dois anos - na média, os entrevistados haviam perdido cerca de 25 kg.

As razões para a perda de peso variaram de mudanças na dieta e exercícios até procedimentos como a cirurgia bariátrica.

Perda de peso e de comunicação

Após a perda de peso, a comunicação dos casais geralmente mudou para melhor.

O parceiro que perdeu peso se tornou mais propenso a falar sobre comportamentos saudáveis e inspirar o parceiro ou parceira para manter ou iniciar um estilo de vida saudável.

No entanto, em alguns casos, a perda de peso resultou em deterioração na comunicação.

Alguns parceiros que perderam peso começaram a incomodar o outro para que ele ou ela seguisse seu comportamento, o que causou tensão no relacionamento.

Os parceiros que não tinham perdido peso relataram sentir-se ameaçados e inseguros pela perda de peso do outro.

Eles reagiram com comentários críticos em relação aos que perderam peso, mostraram-se menos interessados em sexo ou tentaram sabotar seu parceiro com alimentos pouco saudáveis.

"Este estudo não deve dissuadir qualquer pessoa de perder o excesso de peso, mas deve incentivar as pessoas a estarem cientes dos possíveis prós e contras da perda de peso sobre seu relacionamento.

"É realmente importante que o parceiro de alguém que está tentando perder peso seja solidário com o outro sem se sentir ameaçado por suas mudanças de saúde. Esta abordagem vai ajudar as pessoas a perder peso sem comprometer a qualidade de seu relacionamento," concluiu Romo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Dietas e Emagrecimento

Hábitos de Consumo

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.