21/06/2018

Conheça as condições para um parto humanizado

Maria Belonia
O que é parto humanizado?
As maternidades do SUS têm regras para o parto humanizado
[Imagem: Ministério da Saúde/Divulgação]

Parto humanizado

O nascimento de um bebê é o momento mais esperado de uma gravidez e o desejo de toda mãe é que a chegada do seu filho aconteça de uma forma leve que envolva amor, afeto e respeito.

Por isso, o parto humanizado tem-se destacado como uma prática capaz de proporcionar às gestantes e aos seus bebês o conforto e a segurança para valorizar esse momento único e de grande intensidade, mas que também geralmente causa grande ansiedade.

Durante o trabalho de parto, a mulher tem direito a um ambiente sossegado, privativo, arejado e, se for de sua preferência, com a presença de um acompanhante.

Luz

O útero é um lugar escuro, e, para que os bebês não sintam uma grande diferença ao chegar ao mundo, é possível criar um ambiente com uma iluminação fraca, semelhante a uma penumbra para a hora do nascimento. Essa opção é mais comum quando o parto ocorre dentro de um hospital.

Conversas

Os bebês escutam desde o terceiro mês da gestação. Assim, uma forma de acolhê-los, antes mesmo da sua chegada, é por meio de conversas, dizendo o quanto são bem-vindos, amados e esperados. Durante as contrações, essa mesma prática acalma mãe e filho e serve também para explicar ao bebê que ele irá nascer.

Colo de mãe

No parto humanizado, logo após o nascimento o bebê é entregue aos braços da mãe, ainda com o cordão umbilical intacto. O médico francês e especialista em recém-nascidos, Jean Pierre Relier, em uma de suas pesquisas, explicou que o contato pele a pele nos primeiros minutos de vida fora do útero tem grande importância para a vida do bebê, pois o permite recriar o ambiente sensorial e emocional com facilidade. Esse momento é um dos mais emocionantes e profundos do nascimento, por ser o primeiro contato direto entre mãe e filho e o início de uma nova fase de vida para os dois.

Música

A música tem grande poder em nossas mentes, corações e almas para gerar sentimentos, emoções e para marcar momentos especiais. Durante o parto humanizado, todos esses benefícios podem ser aproveitados para dar segurança, hospitalidade e alegria à família. As músicas são escolhidas pelas mães e podem ser incluídas no plano de parto.

Corte do cordão umbilical

Mãe e bebê estão conectados de várias formas, mas o cordão umbilical é a melhor representação física desse elo entre os dois. É por ele que o bebê recebe da mãe nutrientes, anticorpos e oxigênio. Nos partos humanizados, pode ser oferecido à mãe ou ao acompanhante a oportunidade de cortar o cordão umbilical. Para esse momento, espera-se de dois a três minutos para o cordão parar de pulsar, e após isso faz-se o corte.

Posição para ter o bebê

A melhor posição para se ter um filho está ligada ao conforto da mulher e pode variar de mulher para mulher. As posições agachada (de cócoras) e semi-sentada estão entre as mais escolhidas. A primeira, além de ser confortável, também permite ao pai ou outro acompanhante que participe de forma mais intensa do nascimento do bebê, dando suporte à mãe no momento em que ela faz força. Assim, abraçando-a pelas costas, ele (a) consegue gerar um contrapeso que a ajuda a continuar o trabalho de parto. Na semi-sentada, os pais podem ficar ao lado das mães, oferecendo apoio, carinho e amor.

Água

A água morna tem um grande poder de aliviar as dores causadas pelas contrações, pois ela ajuda o corpo da mulher a aumentar a irrigação sanguínea, diminuir a pressão arterial, e proporcionar o relaxamento muscular. Em alguns partos humanizados, as mães têm os seus bebês em banheiras e assim eles acabam nascendo em um ambiente semelhante ao do útero.

Equipe médica

O bem-estar de uma mulher durante o parto humanizado também está ligado diretamente à equipe que a atende. Ela precisa sentir confiança, apoio e tranquilidade dos profissionais.

Doulas

A palavra doula significa "mulher que serve", e durante o parto ela realmente está ali para ajudar a mulher, oferecendo suporte físico e mental, em tudo o que ela precisar. Dando forças, por meio de massagens, exercícios, orientações para encontrar as posições mais confortáveis e estabelecendo uma boa comunicação.

Amor e afeto

O parto é um momento de empoderamento da mulher, ligado aos sonhos dela, às vivências que ela teve, às expectativas que ela construiu e é preciso respeitar tudo isso. É necessário preparar todo o ambiente para que ela se sinta o mais à vontade possível para trilhar esse caminho. Sem julgamentos, sem energias ruins, mas sim com muito amor e afeto, dando todo o apoio que ela precisa. Não há maneira melhor de tornar um parto humanizado do que sendo solidário a outras vidas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Saúde da Mulher

Cuidados com o Recém-nascido

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.