26/01/2024

O amor embaralha o cérebro e ativa múltiplos hormônios

Redação do Diário da Saúde
O amor embaralha o cérebro e ativa múltiplos hormônios
Onde nós sentimos o amor?
[Imagem: Parttyli Rinne et al. - 10.1080/09515089.2023.2252464]

Amor no cérebro

O amor é cego, diz o ditado, e agora cientistas afirmam que estamos um passo mais perto de entender o porquê - ao menos no aspecto estritamente fisiológico que os cientistas costumam lidar.

É sabido que o amor romântico provoca alterações no cérebro, liberando o chamado "hormônio do amor", a oxitocina, responsável pela euforia que sentimos ao nos apaixonar. Mas cuidado, porque a oxitocina tem múltiplas funções em nosso corpo, e este estudo ajuda a reforçar isto.

Os pesquisadores entrevistaram 1.556 jovens adultos que se identificaram como estando apaixonados, e então investigaram a ligação entre o sistema de ativação comportamental (BAS) do cérebro e o amor romântico.

As perguntas da pesquisa focaram na reação emocional ao parceiro, no comportamento quando a pessoa amada está próxima e no foco que os voluntários colocaram no ente querido, colocando-o acima de todas as demais pessoas.

A conclusão dos cientistas é que, quando estamos apaixonados, nosso cérebro reage de maneira diferente a quando estamos sem uma forte conexão afetiva: Ele faz do objeto dos nossos afetos o centro das nossas vidas.

"Na verdade, sabemos muito pouco sobre a evolução do amor romântico. Como resultado, cada descoberta que nos diz algo sobre a evolução do amor romântico é uma peça importante do quebra-cabeça que acabamos de começar a montar," disse Adam Bode, da Universidade do Sul da Austrália.

O amor embaralha o cérebro e ativa múltiplos hormônios
"Hormônio do amor" falha de novo: O amor permanece quando o hormônio acaba.
[Imagem: Kristen M. Berendzen et al. - 10.1016/j.neuron.2022.12.011]

O amor e os hormônios

O estudo mostra que o amor romântico está ligado a mudanças no comportamento e também na emoção, e também que, a exemplo do que outros estudos já mostraram, a oxitocina não é exatamente o hormônio do amor.

"Nós sabemos o papel que a oxitocina desempenha no amor romântico porque temos ondas dela circulando por todo o nosso sistema nervoso e corrente sanguínea quando interagimos com entes queridos.

"A forma como os entes queridos assumem uma importância especial, no entanto, deve-se à combinação da oxitocina com a dopamina, uma substância química que o nosso cérebro libera durante o amor romântico. Essencialmente, o amor ativa vias no cérebro associadas a sentimentos positivos," disse o professor Phil Kavanagh, da Universidade de Camberra.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Romantic Love and Behavioral Activation System Sensitivity to a Loved One
Autores: Adam Bode, Phillip S. Kavanagh
Publicação: Behavioural Sciences
Vol.: 13(11), 921
DOI: 10.3390/bs13110921
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Cérebro

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.