24/06/2009

Novas evidências de que o vinagre combate a gordura

Redação do Diário da Saúde
Novas evidências de que o vinagre combate a gordura
Os cientistas descobriram que o vinagre pode evitar o acúmulo de gordura corporal e evitar o ganho de peso acionando genes que controlam a liberação de enzimas que quebram as moléculas de gordura.
[Imagem: Wikipedia Commons]

Benefícios do vinagre

Pesquisadores japoneses divulgaram novas evidências de que o vinagre comum - consumido como tempero em saladas, picles e outros alimentos - de fato faz jus à sua antiga reputação de fazer bem à saúde.

Os cientistas descobriram que o vinagre pode evitar o acúmulo de gordura corporal e evitar o ganho de peso. A pesquisa será publicada no exemplar de 8 de Julho do Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Tomoo Kondo e seus colegas relatam em seu artigo que o vinagre vem sendo usado na medicina tradicional há séculos, sendo empregado no tratamento de diversas doenças.

As pesquisas científicas modernas sugerem que o ácido acético, o principal componente do vinagre, pode ajudar a controlar a pressão sanguínea, os níveis de açúcar no sangue e o acúmulo de gordura.

Ligando genes

A nova pesquisa reforça a hipótese de que o ácido acético combate a gordura ligando genes para liberar enzimas responsáveis pela oxidação da gordura.

Esses genes controlam a liberação de proteínas envolvidas na quebra das moléculas de gordura, suprimindo a acumulação dessa gordura no corpo.

O estudo mostrou que animais de laboratório alimentados com uma dieta rica em gorduras, ao mesmo tempo ingerindo ácido acético, desenvolveram significativamente menos gordura corporal - até 10 por cento menos - do que os ratos que não ingeriram o vinagre.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.