19/09/2017

Música de fundo feliz melhora a criatividade

Redação do Diário da Saúde
Música de fundo feliz melhora a criatividade
A música feliz apenas melhorou o pensamento divergente, mostrando que diferentes trabalhos exigem diferentes abordagens.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Música ou silêncio?

Está precisando de inspiração? Uma música de fundo feliz pode ajudar a atrair as musas e lhe dar os impulsos criativos que você procura.

"Pessoas em muitos contextos usam a música para ajudá-las a trabalhar," afirma Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sidnei (Austrália), que já havia demonstrado que música de alto astral ajuda as pessoas a se sentirem felizes.

Agora ele se juntou à sua colega Simone Ritter, da Universidade Radboud (Holanda), uma especialista em criatividade, em busca de uma melhor compreensão de como os diferentes tipos de música afetam a criatividade.

Para isso, eles compararam diversos tipos de música com o silêncio.

Ser criativo com música

A dupla distribuiu 155 voluntários em cinco grupos. Quatro deles ouviam diferentes tipos de música durante uma série de testes, enquanto o quinto grupo fazia os testes em silêncio.

Os testes foram projetados para avaliar dois tipos de pensamento: o pensamento divergente, que descreve o processo de geração de novas ideias, e o pensamento convergente, que é o meio que usamos para encontrar a melhor solução para um problema.

As pessoas se mostraram mais criativas quando ouviam música que elas próprias classificavam de positiva, apresentando ideias mais exclusivas do que as pessoas que trabalhavam em silêncio.

"Nós também testamos outros trechos musicais que eram tristes, ansiosos e calmos, e não percebemos esse efeito," conta Ferguson. "Parece que o tipo de música presente é importante, e não apenas qualquer música."

Resolver problemas em silêncio

No entanto, a música feliz - neste caso, a Primavera, de Antonio Vivaldi - apenas melhorou o pensamento divergente.

Nenhum tipo de música ajudou a melhorar o pensamento convergente, sugerindo que é melhor tentar resolver problemas em silêncio.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Cérebro

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.