30/05/2023

Mulheres sexualmente ativas não são julgadas mais severamente que homens

Redação do Diário da Saúde

Mito do preconceito contra as mulheres

Talvez você também tenha comprado a ideia de que os homens com várias parceiras sexuais são admirados, enquanto as mulheres com o mesmo comportamento são condenadas - o chamado duplo padrão sexual.

Mas isso não apenas parece ser um mito, como o efeito pode ser o contrário do que se acredita.

"Não identificamos que as mulheres estejam sujeitas aos padrões duplos tradicionais," disse Leif Kennair, professor de psicologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Pelo contrário, nesta pesquisa os homens foram julgados com um pouco mais de rigor do que as mulheres quando se tratava de encontros sexuais de curta duração.

Mas o mito é tenaz e muita gente acredita nele.

"Todo mundo acredita que as mulheres estão expostas a um maior grau de controle social do que os homens. Mas não foi isso que descobrimos quando perguntamos às pessoas como elas avaliam o comportamento sexual de mulheres e homens. As pessoas são muito mais liberais do que supõem que a sociedade seja," disse Mons Bendixen, membro da equipe.

Homens são julgados com mais rigor

Os pesquisadores investigaram como mulheres e homens noruegueses heterossexuais avaliam parceiros em potencial com base em sua história sexual. Ao contrário de pesquisas anteriores, a entrevista pedia que cada voluntário avaliasse os sujeitos cuja história era descrita no questionário como possíveis parceiros para seus amigos homens e mulheres.

A história dos hipotéticos candidatos a parceiros continha o número de parceiros sexuais anteriores, de seu histórico de ciúme, infidelidade e comportamento controlador. Mais de 900 pessoas participaram da pesquisa.

"Não encontramos nenhum padrão duplo para relacionamentos de longo prazo, enquanto, para relacionamentos de curto prazo, os homens foram julgados com mais rigor. Em outras palavras, um padrão duplo invertido," resumiu Kennair.

"E ambos os sexos são julgados com mais rigor por relacionamentos de longo prazo do que por casos de uma noite. Este é um conhecimento novo e importante," acrescentou Bendixen.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Examining the Sexual Double Standards and Hypocrisy in Partner Suitability Appraisals within a Norwegian Sample
Autores: Leif Edward Ottesen Kennair, Andrew G. Thomas, David M. Buss, Mons Bendixen
Publicação: Evolutionary Psychology
DOI: 10.1177/14747049231165687
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Gênero

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.