31/05/2011

Modulador celular pode controlar doença autoimune

Com informações da Agência Fapesp

Regulador imunológico

Um grupo internacional de pesquisadores, com participação de brasileiros, descobriu um mecanismo celular importante para o estudo de doenças autoimunes, incluindo a esclerose múltipla.

De acordo com o estudo, o óxido nítrico (NO) produzido por diversas células do corpo humano pode ser um regulador endógeno das células T-helper do tipo 17.

Prevenindo a proliferação de células Th17, o NO tem potencialmente a capacidade de controlar uma doença autoimune.

Óxido nítrico e células T

O NO é uma molécula conhecida por seu envolvimento no controle de microrganismos patogênicos. As células T são glóbulos brancos envolvidos com a resposta imune contra tumores e agentes infecciosos. As células Th, embora não façam fagocitose, nem tenham atividade citotóxica, têm a tarefa de ativar e dirigir outras células de defesa do organismo.

De acordo com uma das autoras brasileiras, Sandra Fukada, professora de farmacologia da FCFRP-USP, o estudo contou com experimentos in vitro e in vivo para mostrar que o NO pode ser um regulador endógeno capaz de prevenir a expansão das células Th17.

"Conseguimos demonstrar que o NO regula a diferenciação e expansão das células Th17. Isso é relevante porque essas células têm sido implicadas no desenvolvimento de diversas doenças autoimunes. Se conseguirmos controlá-las, poderíamos potencialmente modular essas doenças", disse Sandra.

Imunossupressão

Segundo a pesquisadora, a literatura internacional já mostrava que o NO é um mediador chave em diferentes funções biológicas. O grupo com o qual realizou o trabalho, na Escócia, havia publicado anteriormente que o NO, em baixas doses, potencializa a polarização de um outro subtipo de células T helper, as células Th1.

O grupo havia descrito também que o NO em altas doses era capaz de induzir um outro subtipo de células T com função imunossupressora - as células T reguladoras induzidas por NO (NO-Treg).

"Considerando que o NO é capaz de modular as células Th1 e as células Treg, surgiu a pergunta: será que o NO tem algum papel sobre a ativação das células Th17 e, como consequência, sobre as doenças autoimunes?", indagou.

Esclerose múltipla

Os cientistas verificaram que o NO inibia a proliferação e a função das células Th17 in vitro. O grupo sugeriu que um dos prováveis mecanismos para esse efeito é que o NO inibe a expressão do receptor de hidrocarboneto de arila (AHR), que, por sua vez, é importante para a diferenciação das células Th17.

Para completar as evidências in vitro dos efeitos do NO sobre a célula Th15, os cientistas também buscaram evidências in vivo, utilizando o modelo de encefalomielite autoimune experimental (EAE), em animais deficientes para uma das enzimas que sintetizam o NO, a NO-Sintase 2 (NOS2), que é expressa em condições inflamatórias.

De acordo com Sandra, o modelo animal de encefalomielite se assemelha com a esclerose múltipla em humanos.

"Os animais deficientes para NOS2 apresentaram uma forma mais severa da doença, em comparação àqueles que tinham níveis normais de NO. Paralelamente, verificamos que esses animais tinham altos níveis de AHR e de Th17. Isso sugere que o NO modula a proliferação das células Th17 que, por sua vez, regula a encefalomielite autoimune", disse.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Neurociências

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.