12/08/2009

Medicamentos contra gripe A não são eficazes em crianças

BBC Brasil
Medicamento contra gripe A não são eficazes em crianças

Ineficaz em crianças

Uma pesquisa da Universidade de Oxford sugere que os antivirais Tamiflu e Relenza, usados para tratamento da influenza A (gripe suína), raramente evitam complicações em crianças com a gripe normal.

Apesar de ser difícil generalizar este fato com a atual epidemia de gripe A, os autores afirmam que é improvável que estes remédios ajudem crianças que tenham contraído o vírus H1N1.

Antivirais contra gripe A H1N1

Os antivirais são a base do tratamento para a gripe A até que uma vacina seja disponibilizada, o que deve acontecer em setembro. Estes remédios foram criados para garantir que os sintomas da doença sejam leves e reduzir a chance de uma pessoa infectada transmitir a gripe para outra.

O último estudo, publicado na revista British Medical Journal, mostra que os antivirais podem diminuir a duração da gripe comum em crianças em até um dia e meio, mas também mostra que estes remédios fazem pouco efeito, ou até nenhum efeito em ataques de asma, infecções no ouvido ou no caso de uma criança precisar de antibióticos.

O antiviral Tamiflu também já foi ligado ao aumento do risco de vômito e outros efeitos colaterais em crianças - veja Remédio contra gripe A causa efeitos colaterais em crianças.

Estratégia inapropriada

A equipe da Universidade de Oxford, liderada pelo pesquisador Matthew Thompson, analisou quatro testes do tratamento da gripe comum em 1.766 crianças e três testes envolvendo o uso de antiviral para limitar o contágio da gripe comum em 863 crianças.

"Nossa pesquisa descobriu que, para a maioria das crianças, estes remédios antivirais provavelmente não vão fazer muito efeito", afirmou Thompson.

O médico Carl Henegan, que participou da pesquisa e que trabalha no hospital John Radcliffe em Oxford, afirmou que a atual política britânica de distribuição do Tamiflu para ocorrências mais leves da doença, é uma "estratégia inapropriada".

"Os efeitos prejudiciais superam a redução de um dia dos benefícios sintomáticos", afirmou.

8% de eficácia do Tamiflu

A pesquisa também revelou a eficácia do uso dos antivirais para conter o contágio pela gripe e descobriu que 13 pessoas precisaram ser tratadas para evitar um caso adicional, o que significa que estes remédios reduziram a transmissão em 8%.

O especialista britânico em gripe Hugh Pennington, afirmou que as descobertas dos pesquisadores de Oxford não são surpreendentes e destacam o que já se sabe sobre o Tamiflu.

"O Tamiflu tem sua utilidade, mas não é milagroso", disse.

Política de segurança

Um porta-voz do Departamento de Saúde britânico afirmou que enquanto "ainda existem dúvidas a respeito de como a gripe A afeta crianças, acreditamos em uma política de segurança em primeiro lugar; o oferecimento de antivirais para todos ainda é uma medida responsável".

"A pesquisa está certa ao afirmar que muitas pessoas com a gripe A apresentam apenas sintomas leves e, para estas pessoas, repouso e medicamentos contra a gripe comprados em farmácias pode funcionar."

"Mas, para aqueles que sofrem sintomas mais graves, o melhor conselho científico afirma que o Tamiflu deve ser administrado o mais rápido possível, e sugerir outra forma de tratamento é potencialmente perigoso", acrescentou o porta-voz.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Medicamentos

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.