31/03/2011

Maconha pode piorar desempenho sexual

Redação do Diário da Saúde

Maconha versus sexo

O uso da maconha pode afetar negativamente o desempenho sexual masculino.

Este é o resultado de uma revisão das pesquisas publicadas na literatura médica, voltadas especificamente para o estudo da relação entre o consumo de cannabis e a saúde sexual.

"A maconha é a droga ilícita mais usada globalmente," diz o Dr. Rany Shamloul, da Universidade de Queens, no Canadá. "Ela também é frequentemente usada pelas pessoas sexualmente ativas mais jovens que não estão cientes dos efeitos danosos que ela pode ter sobre sua saúde sexual e seu desempenho."

Receptores penianos

Estudos em animais e in vitro identificaram novas conexões negativas entre o consumo de maconha e a disfunção sexual, que podem pôr fim às controvérsias que têm reinado sobre o assunto.

Embora já se soubesse que a maconha pode afetar determinados receptores no cérebro, agora se acredita que esses receptores também estão presentes no pênis.

O consumo da maconha pode ter um efeito neutralizador sobre esses receptores no pênis, tornando mais difícil para um homem para alcançar e manter uma ereção.

"Estes resultados vão mudar o atual entendimento da magnitude do impacto do uso da maconha sobre a saúde sexual," diz o Dr. Shamloul.

Efeitos da maconha

Estudos anteriores que analisaram os efeitos do uso da maconha sobre a função sexual masculina têm sido limitados e muitos destes estudos têm produzido resultados contraditórios, pondera o pesquisador.

Enquanto alguns estudos apontam que a maconha pode ter efeitos benéficos na melhoria da função erétil, outros estudos concluíram o oposto.

As conclusões do Dr. Shamloul baseiam-se em uma revisão de todas estas pesquisas, colocando-as sob um mesmo critério e tirando suas próprias conclusões, sem a execução de novos experimentos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Drogas Lícitas

Vícios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.