28/03/2023

Implante biônico reacende esperança de reviver membros paralisados

Redação do Diário da Saúde
Implante biônico reacende esperança de reviver membros paralisados
O dispositivo biônico combina circuitos eletrônicos flexíveis com células-tronco humanas.
[Imagem: University of Cambirdge]

Só uma esperança

Pesquisadores desenvolveram um novo tipo de implante neural que está sendo projetado para restaurar a função de membros amputados e atender a pacientes que perderam o uso de seus braços ou pernas por acidentes.

Em uma primeira demonstração, feita em animais de laboratório, pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) usaram o aparelho para melhorar a conexão entre o cérebro e os membros paralisados.

O dispositivo é híbrido, ou biônico, combinando circuitos eletrônicos flexíveis e células-tronco humanas - as células mestras reprogramáveis do corpo - para melhor integração com o nervo que ativa o movimento dos membros.

Apesar das inúmeras pesquisas nessa área, a maioria dos testes feitos até agora falhou porque, em poucos meses, tende a se formar uma cicatriz ao redor dos implantes, impedindo a conexão entre o aparelho de estimulação e o nervo.

A equipe conseguiu evitar a formação do tecido cicatricial colocando uma camada de células musculares vivas, reprogramadas a partir de células-tronco, entre os eletrodos e o nervo, permitindo que o dispositivo se integrasse ao corpo.

Implante biônico reacende esperança de reviver membros paralisados
Foi apenas o primeiro teste, mas o conceito funcionou conforme esperado.
[Imagem: Amy E. Rochford et al. - 10.1126/sciadv.add8162]

Primeiros testes

O dispositivo biohíbrido foi implantado no antebraço paralisado de ratos. As células-tronco, que foram transformadas em células musculares antes da implantação, integraram-se aos nervos da maneira esperada, mas ainda não o suficiente para restaurar o movimento.

Contudo, a equipe está animada porque o dispositivo foi capaz de captar os sinais do cérebro que controlam o movimento usando a "ponte" de células vivas e sem interrupção dos sinais. A esperança é que, em testes mais avançados, quando o dispositivo for conectado ao resto do nervo ou a um membro protético, ele possa ajudar a restaurar o movimento.

As células sobreviveram no eletrodo durante o experimento de 28 dias, a primeira vez que isso foi monitorado por um período tão longo, mas ainda longe da durabilidade que se espera, que é pela vida toda.

"Este é um empreendimento de alto risco e estou muito satisfeito que tenha funcionado," disse o professor George Malliaras. "É uma daquelas coisas que você não sabe se vai demorar dois ou dez anos para dar certo, e acabou acontecendo com muita eficiência."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Functional neurological restoration of amputated peripheral nerve using biohybrid regenerative bioelectronics
Autores: Amy E. Rochford, Alejandro Carnicer-Lombarte, Malak Kawan, Amy Jin, Sam Hilton, Vincenzo F. Curto, Alexandra L. Rutz, Thomas Moreau, Mark R. N. Kotter, George G. Malliaras, Damiano G. Barone
Publicação: Science Advances
Vol.: 9, Issue 12
DOI: 10.1126/sciadv.add8162
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Neurociências

Sistema Nervoso

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.