08/11/2013

Horário de dormir irregular gera problemas comportamentais em crianças

Redação do Diário da Saúde
Horário de dormir irregular gera problemas comportamentais em crianças
As crianças que mudaram para uma hora de dormir mais regular ao longo do estudo tiveram melhorias claras no seu comportamento.
[Imagem: University College London]

Crianças com horários irregulares para dormir são mais propensas a ter problemas comportamentais.

Horários irregulares de ir para a cama - ou falta de horário, como queira - perturbam os ritmos naturais do corpo, ou ritmos circadianos - o chamado relógio biológico.

Isso causa privação de sono - sono aquém do desejável - prejudicando a maturação do cérebro e a capacidade de regular determinados comportamentos.

"Não ter hora de dormir fixa, acompanhada por uma sensação constante de fluxo, induz a um estado do corpo e da mente semelhante ao jet lag e isso é importante para o desenvolvimento saudável e o funcionamento diário," diz a professora Yvonne Kelly, da Universidade College de Londres (Inglaterra).

Jet lag é um conjunto de problemas fisiológicos que algumas pessoas experimentam pela mudança do fuso horário durante viagens.

Hora de dormir

Conforme as crianças cresciam sem um horário regular para dormir, seus resultados comportamentais pioraram, incluindo hiperatividade, problemas de conduta, problemas com colegas e dificuldades emocionais.

"Nós sabemos que o desenvolvimento da primeira infância tem profundas influências sobre a saúde e o bem-estar ao longo de toda a vida. Por isso, interrupções no sono, especialmente se elas ocorrem em momentos-chave do desenvolvimento, podem ter impactos importantes na saúde ao longo da vida," diz a pesquisadora.

Analisando dados de mais de 10.000 crianças, a equipe coletou informações sobre a hora de dormir aos três, cinco e sete anos de idade, bem como relatos de mães e professoras das crianças sobre os problemas comportamentais.

Os dados revelaram uma ligação clínica e estatisticamente clara entre a hora de dormir e o comportamento.

Segundo os pesquisadores, os horários de dormir irregulares afetaram o comportamento das crianças ao perturbar o ritmo circadiano, embora o estudo não tenha lidado com essa questão diretamente.

Por outro lado, as crianças que mudaram para uma hora de dormir mais regular ao longo do estudo tiveram melhorias claras no seu comportamento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Família

Sono

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.