23/03/2012

Descobertos genes que podem ser responsáveis pela calvície masculina

Com informações da BBC

Problema nas células-tronco

Há cerca de ano, cientistas da Universidade da Pensilvânia (EUA) anunciaram a descoberta de que a calvície masculina seria causada por defeitos nas células-tronco que produzem os novos fios de cabelo.

Apesar de as áreas sem cabelo apresentarem o mesmo número de células-tronco responsáveis pelos fios que as áreas normais do couro cabeludo, na área careca existem menos células-tronco mais amadurecidas, as chamadas células progenitoras.

Agora, George Cotsarellis e seus colegas publicaram um novo estudo onde afirmam que o problema na verdade está em dois genes, ativados quando os cabelos começam a cair.

Problema nos genes

Segundo este novo estudo, o início da queda de cabelo coincide com uma elevação dos níveis de uma proteína chamada prostaglandina D sintetase.

Essa elevação se dá nas células dos folículos capilares localizados em áreas calvas do couro cabeludo.

Os folículos capilares continuam existindo nas áreas calvas, mas se tornam tão pequenos que parecem invisíveis, levando à aparência da calvície.

Essa inibição do crescimento do cabelo seria acionada quando a proteína se liga a um receptor nas células dos folículos capilares.

"Essencialmente, mostramos que a proteína prostaglandina aumenta no couro cabeludo calvo dos homens e inibe o crescimento capilar. Então identificamos um alvo para o tratamento da calvície masculina", afirma o sempre otimista George Cotsarellis.

Cura da calvície?

Assim, afirma o grupo, encontrando um composto que reative esse receptor, pode ser possível curar a calvície.

"O próximo passo será procurar compostos que afetem esse receptor, e também descobrir se bloquear esse receptor poderia reverter a calvície ou somente preveni-la. Esta é uma questão que poderá levar um tempo para ser respondida", diz ele.

O cientista afirma que várias drogas que seguem essa mesma rota de ação já foram identificadas, com algumas já na fase de testes clínicos.

Assim, tudo os que os carecas têm a fazer, por enquanto, é aguardar os resultados destes testes - ou a próxima "descoberta da cura da calvície" do Dr. Cotsarellis.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Saúde do Homem

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.