06/08/2014

Equação para prever felicidade calcula o óbvio com precisão

Moisés de Freitas

Felicidade ou satisfação momentânea?

Os cientistas, geralmente tão ciosos de definições e conceitos bem claros, às vezes escorregam feio.

A equipe do professor Robb Rutledge, da Universidade College de Londres, por exemplo, afirma ter criado uma "equação capaz de prever a felicidade das pessoas".

Logo a seguir, eles afirmam que sua equação consegue prever a "satisfação momentânea" conforme jogadores de um videogame ganham ou perdem pontos.

Felicidade é o mesmo que satisfação momentânea? Nesta rodada você ganha, então é uma pessoa feliz. Na próxima rodada você perde e então se torna uma pessoa infeliz...

Segundo os cientistas, a "felicidade momento a momento" reflete não apenas se as coisas estão indo bem, mas também se as coisas estão indo melhor do que a pessoa esperava.

"Equação da felicidade"

A equação foi criada a partir de um experimento com apenas 26 voluntários, que podiam ganhar ou perder dinheiro conforme brincavam em um jogo - "faziam uma tarefa que envolvia uma tomada de decisão em que suas escolhas levavam a ganhos e perdas monetárias" no linguajar mais pomposo dos cientistas.

Enquanto jogavam, os cientistas insistentemente lhes perguntavam: "O quanto feliz você está agora?'.

Ao mesmo tempo, a atividade neural dos participantes era monitorada por um aparelho de ressonância magnética funcional.

A partir dos dados, os cientistas construíram um modelo computacional em que a felicidade que cada jogador declarava estar sentindo foi relacionada com as recompensas e as expectativas que os voluntários tinham momento a momento.

Uma equação para prever felicidade? Mas o que é felicidade?
Esta é a "equação da felicidade", um somatório ponderado dos eventos em que os eventos mais recentes têm maior peso que os eventos mais antigos.
[Imagem: Robb Rutledge/UCL]

O modelo foi então testado com 18.420 participantes de um jogo chamado "O que me faz feliz?" desenvolvido para celulares - o estudo completo foi publicado na revista científica Pnas.

Previsão precisa do óbvio

Os resultados mostraram que a equação consegue prever como os jogadores sentem-se "momentaneamente felizes" enquanto brincam no jogo - ainda que, neste caso, eles ganhem apenas pontos e não dinheiro.

O que a equação faz - o programa que a utiliza, para ser mais claro - é pegar os resultados mais recentes do jogo e prever se a pessoa responderá se está feliz ou não naquele exato instante.

Ou seja, meu caro leitor ansioso por se tornar feliz, a equação matemática da felicidade consegue lhe dizer, vendo apenas se você ganhou ou perdeu no jogo, se você vai se sentir mais ou menos feliz naquele exato instante - quer arriscar um palpite, ou você vai precisar da equação?

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Sentimentos

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.