16/02/2017

Descoberta na retina célula associada à miopia

Redação do Diário da Saúde
Descoberta na retina célula associada à miopia
Imagem de uma célula "Atrasada" ("ON Delayed") do gânglio da retina, colorida para mostrar sua profundidade na retina.
[Imagem: Greg Schwartz/Adam Mani]

Miopia e luz natural

Acaba de ser descoberta uma célula na retina cujo mal funcionamento pode ser a causa da miopia.

E a disfunção dessa célula parece ter ligação com o tempo que uma criança passa dentro de casa e longe da luz natural.

"Esta descoberta pode levar a um novo alvo terapêutico para controlar a miopia," afirmaram Greg Schwartz e Adam Mani, da Universidade Northwestern (EUA), que coordenaram a equipe que fez a descoberta.

Causa da miopia

A célula retiniana recém-descoberta - que é altamente sensível à luz - controla como o olho cresce e se desenvolve. Se a célula instrui o olho a crescer durante tempo demais, o olho se alonga e as imagens não ficam mais focadas na retina, causando a visão míope e uma vida acompanhada de óculos ou lentes de contato.

"O olho precisa parar de crescer no momento certo na infância," disse Schwartz.

Há muito se sabe que a retina dispara um sinal para focar a imagem no olho, e este sinal é importante para regular adequadamente o crescimento do olho durante a infância. Mas, até agora, ninguém sabia qual célula disparava o sinal.

"Nós potencialmente encontramos a conexão chave faltante, que é a célula que realmente faz essa tarefa e o circuito neural que habilita esta importante função visual," afirmou Schwartz.

Célula atrasada

A célula foi batizada de "ON Delayed" - literalmente "ligado prolongado", ou atrasado - em referência à permanência da atividade da célula por mais tempo do que deveria. Ela se destacou entre muitos outros tipos de células analisados em sua incrível precisão para mostrar quando uma imagem está ou não em foco.

De acordo com os pesquisadores, o próximo objetivo é encontrar um gene específico para esta célula, o que permitirá ligar e desligar sua atividade em modelos animais para tentar induzir ou curar a miopia. Se funcionar, o procedimento então poderá ser testado em humanos.

O estudo foi publicado na revista Current Biology.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Educação

Cuidados com a Família

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.