Cientistas poloneses criaram um autêntico "curral de bactérias", um aparelho que permite desenvolver e utilizar os microrganismos de forma controlada e muito precisa.
A equipe da Universidade de Varsóvia utilizou uma tecnologia chamada microfluídica, a mesma usada para a construção dos biochips, que prometem exames clínicos realizados na hora.
Um sistema microfluídico é construído com as mesmas ferramentas usadas na construção de processadores de computador - a diferença é que o que se constrói não são transistores interligados, mas redes de microcanais interligados.
Essa rede de canais é chamada de rede microfluídica porque ela permite a manipulação de líquidos em uma escala muito precisa. E as gotas são tão pequenas que podem ser usadas para cultivar bactérias.
Microculturas
Agora será possível gerar culturas de centenas de bactérias diferentes, tudo em um dispositivo de poucos centímetros de comprimento - o curral bacteriano tem o tamanho de um cartão de crédito.
Já existem inúmeros tipos de sistemas microfluídicos, com as mais diversas funcionalidades, mas esta é a primeira vez que os pesquisadores conseguem montar um sistema que permite a alimentação seletiva e duradoura das culturas mantidas em cada microcanal.
Quando quiserem testar novos fármacos e moléculas candidatas à fabricação de novos medicamentos, tudo o que os pesquisadores precisarão fazer será conduzir as microgotas do material até pontos selecionados dentro do curral de bactérias.
Diferenciando as culturas que recebem o fármaco daquelas mantidas em condições normais, será possível analisar quais candidatos a medicamentos funcionam melhor para cada tipo de bactéria.
O Dr. Piotr Garstecki e seus colegas descreveram como construir o chip de cultivo de bactérias na revista científica Angewandte Chemie.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Biochips | Bactérias | Desenvolvimento de Medicamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.