13/01/2023

Comprimido robótico permite aplicação oral de insulina

Redação do Diário da Saúde
Comprimido robótico permite aplicação oral de insulina
O comprimido robótico é impulsionado por bolhas de hidrogênio.
[Imagem: Kun Liu et al. - 10.1021/acsnano.2c07953]

Insulina oral

Em um passo significativo rumo à ingestão oral de insulina - em lugar de injeções - pesquisadores conseguiram disponibilizar a insulina no intestino de animais de laboratório.

A insulina é um medicamento salva-vidas para milhões de pessoas com diabetes, mas esse hormônio responsável pela redução da glicemia não pode ser facilmente administrado engolindo uma pílula - ele precisa ser injetado sob a pele com uma seringa ou bomba implantada.

Não é apenas desagradável e dolorido: Muitos pacientes acabam não tomando todas as doses nos tempos recomendados.

A equipe do Dr. Kun Liu, da Universidade Yat-sen (China) pretende resolver isto usando um comprimido administrado por via oral. Como os comprimidos comuns não funcionam, a equipe projetou uma pílula impulsionada por "micromotores" químicos.

Tentativas anteriores de administração oral protegeram o hormônio dos ácidos estomacais com micro ou nano-carreadores, mas dependem da insulina para se difundir passivamente nas células que revestem o cólon, o que não é muito eficiente.

Comprimido robótico

A abordagem do Dr. Liu consiste em mover ativamente o medicamento pelo corpo, com uma espécie de comprimido robótico, fabricado revestindo micropartículas de magnésio com uma camada contendo a insulina dissolvida e uma camada subsequente de liposomos.

Essas partículas foram misturadas com bicarbonato de sódio, prensadas em minicomprimidos, com cerca de 3 mm de comprimento, e depois cobertas com uma solução de amido esterificado, que protege os comprimidos do ácido estomacal, permitindo que eles cheguem intactos ao cólon.

À medida que se decompõem, as micropartículas de magnésio reagem com a água, gerando um fluxo de bolhas de gás hidrogênio, que funcionam como micromotores que impulsionam a insulina em direção ao revestimento do cólon, onde ela é então absorvida - sem precisar furar ativamente a parede do intestino, como feito em outras demonstrações.

A equipe testou seus minicomprimidos em ratos e constataram que eles reduzem significativamente os níveis de glicose no sangue dos animais por mais de cinco horas, mantendo um nível de glicose quase tão baixo quanto a injeção de insulina.

Embora seja necessário mais desenvolvimento e testes, os pesquisadores afirmam que este é um passo concreto para a criação de formulações orais de medicamentos tradicionalmente apenas injetáveis.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Micromotor Based Mini-Tablet for Oral Delivery of Insulin
Autores: Kun Liu, Qiuyue Liu, Jiarong Yang, Chen Xie, Shuanghu Wang, Fei Tong, Junbin Gao, Lu Liu, Yicheng Ye, Bin Chen, Xiaoying Cai, Zhendong Liu, Zeqi Li, Fei Peng, Yingfeng Tu
Publicação: ACS Nano
DOI: 10.1021/acsnano.2c07953
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Robótica

Tratamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.