18/02/2012

Casais com sentimentos afinados têm menor chance de separação

Redação do Diário da Saúde
Casais com sentimentos afinados têm menor chance de separação
Mesmo que os dois membros de um casal reajam diferentemente aos eventos que vivenciam juntos, eles podem estar "emocionalmente no mesmo lugar".
[Imagem: UCDavis]

Estabilidade emocional

Casais cujos sentimentos ficam "sincronizados" de forma consistente ao longo do tempo têm maior chance de continuarem juntos.

Nesses casos, o relacionamento parece ter mais força para resistir aos percalços da vida como um todo.

"Nós descobrimos que longos períodos de estabilidade emocional para o casal são excelentes indicadores de manutenção do relacionamento," disse Emilio Ferrer, professor de psicologia da Universidade da Califórnia em Davis (EUA).

Sincronia emocional

O estudo envolveu 131 casais de várias idades, casados ou não. A sincronia dos seus estados emocionais foi avaliada durante até dois anos.

As nove emoções positivas monitoradas incluíram "sentir-se confiante", "livre" e "compartilhar da intimidade do outro".

Foram também monitoradas nove emoções negativas, incluindo "desencorajado", "solitário", "com raiva" e "decepcionado".

"Nossas emoções flutuam ao longo do dia, e dia após dia, havendo uma variação substancial em como as pessoas reagem às diferentes coisas que acontecem," explica Ferrer.

Conexão emocional

Contudo, mesmo se os dois membros de um casal reagem diferentemente aos eventos que vivenciam juntos, eles podem estar "emocionalmente no mesmo lugar".

E, quando isso acontece mais vezes, esse casal tem maior chance de continuar junto.

As discrepâncias emocionais conseguiram prever quais casais se separariam mesmo quando momentos de infelicidade foram seguidos por momentos de felicidade.

"Se o casal se movimenta emocionalmente de forma não consistente, eles têm maior probabilidade de separação", conclui a pesquisadora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Emoções

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.