12/04/2024

Betabloqueadores continuam receitados sem necessidade e sem benefícios para pacientes

Redação do Diário da Saúde
Betabloqueadores continuam receitados sem necessidade e sem benefícios para pacientes
Você sabia que o risco de infarto pode ser calculado analisando imagens da retina?
[Imagem: University of Leeds]

Betabloqueadores desnecessários

Já sabíamos que os betabloqueadores não são sempre necessários após um infarto, mas parece que o problema é maior do que parecia.

Metade de todos os pacientes que recebem alta hospitalar após um ataque cardíaco são tratados desnecessariamente com betabloqueadores, como metoprolol e bisoprolol, afirmam pesquisadores.

"Estou convencido de que [esta descoberta] influenciará a prática médica no futuro. Este estudo já foi mencionado nas diretrizes europeias para cuidados cardíacos, por isso os resultados estão sendo muito procurados," afirmou o Dr. Tomas Jernberg, do Instituto Karolinska (Suécia), que coordenou o estudo.

Os betabloqueadores são uma classe de medicamentos receitados rotineiramente após um ataque cardíaco com a intenção de diminuir o risco de recorrência e outras complicações cardiovasculares, uma prática conhecida como prevenção secundária.

O problema é que as pesquisas mostram que cerca de metade dos pacientes que recebem um receituário não se beneficia do tratamento com os betabloqueadores, e nem sequer deveriam tomá-los. É o caso dos pacientes que sofreram um ataque cardíaco pequeno e depois mantiveram a função cardíaca preservada.

Consulte o médico antes de parar

Em um acompanhamento de pacientes de Setembro de 2017 a Novembro de 2023, 7,9% dos que receberam betabloqueadores tiveram como resultado primário a morte ou um novo ataque cardíaco, em comparação com 8,3% dos que não receberam betabloqueadores. Esta diferença não é estatisticamente significativa. Também não houve diferença entre os grupos nos desfechos secundários.

A equipe ressalva que, se o paciente teve um ataque cardíaco forte os medicamentos podem ser eficazes. Em qualquer situação, os pacientes não devem interromper o uso de qualquer medicamento sem conversar com seu médico.

"Isso ocorre por vários motivos. Pode haver outras causas, outros diagnósticos, por trás do uso de betabloqueadores. Depois, há o fato de que, se você vai parar, deve parar gradualmente os betabloqueadores. Se você fizer isso também rapidamente, você pode sentir algumas palpitações cardíacas e outros desconfortos. Portanto, é muito importante que você converse com seu médico antes de interromper qualquer medicamento para o coração," acentuou o Dr. Jernberg.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Beta-blockers after Myocardial Infarction and Preserved Ejection Fraction
Autores: Troels Yndigegn, Bertil Lindahl, Katarina Mars, Joakim Alfredsson, Jocelyne Benatar, Lisa Brandin, David Erlinge, Ola Hallen, Claes Held, Patrik Hjalmarsson, Pelle Johansson, Patric Karlström, Thomas Kellerth, Toomas Marandi, Annica Ravn-Fischer, Johan Sundström, Ollie Östlund, Robin Hofmann, Tomas Jernberg
Publicação: New England Journal of Medicine
DOI: 10.1056/NEJMoa240147
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Coração

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.