16/04/2024

Bateria que recarrega com oxigênio do corpo também pode destruir tumores

Redação do Diário da Saúde
Bateria que recarrega com oxigênio do corpo também pode destruir tumores
Bateria Na-O2 implantável e biocompatível.
[Imagem: Yang Lv et al. - 10.1016/j.chempr.2024.02.012]

Bateria de oxigênio do sangue

De marcapassos a neuroestimuladores, os dispositivos médicos implantáveis dependem de baterias para manter o coração batendo e salvar vidas. Mas baterias se descarregam e, neste caso, não é uma simples questão de plugá-las na tomada para recarregar: É necessário fazer uma cirurgia para substituí-las.

Para evitar tamanho inconveniente e risco para os pacientes, cientistas desenvolveram agora uma bateria que funciona usando o oxigênio presente no próprio corpo. Nos primeiros testes em animais de laboratório, os protótipos da bateria forneceram energia estável e se mostraram totalmente compatíveis com o sistema biológico.

"Quando você pensa sobre isso, vê que o oxigênio é a fonte da nossa vida," comentou o professor Xizheng Liu, da Universidade de Tecnologia de Tianjin (China). "Se pudermos aproveitar o fornecimento contínuo de oxigênio no corpo, a vida útil da bateria não será limitada pelos materiais finitos das baterias convencionais."

Para construir uma bateria segura, eficiente e biocompatível, os pesquisadores fabricaram seus eletrodos com uma liga à base de sódio e ouro nanoporoso, um material com poros milhares de vezes menores do que a largura de um fio de cabelo. O ouro é conhecido pela sua compatibilidade com os sistemas vivos, e o sódio é um elemento essencial e onipresente no corpo humano. Os eletrodos sofrem reações químicas com o oxigênio do corpo para produzir eletricidade. Para proteger a bateria, os pesquisadores a envolveram em uma película de polímero porosa, macia e flexível.

O protótipo da bateria de oxigênio foi implantada sob a pele das costas de ratos de laboratório. Duas semanas depois do implante, a bateria produzia tensões estáveis entre 1,3 V e 1,4 V, com uma densidade de potência máxima de 2,6 microwatts por centímetro quadrado (µW/cm2). Essa saída ainda é insuficiente para alimentar dispositivos médicos, mas uma bateria para o corpo humano poderá ser maior e produzir mais eletricidade. O ponto alto do projeto, até aqui, foi comprovar que é possível aproveitar o oxigênio do corpo para obter energia.

Bateria que recarrega com oxigênio do corpo também pode destruir tumores
Arquitetura da bateria e reações do fluido corporal O2 no cátodo.
[Imagem: Yang Lv et al. - 10.1016/j.chempr.2024.02.012]

Bateria contra o câncer

A equipe também avaliou reações inflamatórias, alterações metabólicas e regeneração dos tecidos ao redor da bateria. Os subprodutos das reações químicas da bateria, incluindo íons de sódio, íons hidróxido e mesmo baixos níveis de peróxido de hidrogênio foram facilmente metabolizados pelo organismo e não afetaram os rins e o fígado. Para surpresa dos pesquisadores, os vasos sanguíneos dos animais também se regeneraram ao redor da bateria.

"Ficamos intrigados com a produção instável de eletricidade logo após a implantação," contou Liu. "Acontece que tivemos que dar tempo para a ferida cicatrizar, para que os vasos sanguíneos se regenerassem ao redor da bateria e fornecessem oxigênio, antes que a bateria pudesse fornecer eletricidade estável. Esta é uma descoberta surpreendente e interessante porque significa que a bateria pode ajudar a monitorar a cicatrização de feridas."

A bateria é fácil de fabricar em escala industrial e uma escolha de materiais mais barato pode reduzir ainda mais seu preço.

Curiosamente, essa bateria também pode ter outras aplicações, com uma atuação inesperada contra o câncer, não fornecendo energia, mas retirando energia do tumor.

"Como as células tumorais são sensíveis aos níveis de oxigênio, implantar esta bateria consumidora de oxigênio em torno delas pode ajudar a matar o câncer de fome. Também é possível converter a energia da bateria em calor para matar as células cancerígenas," disse Liu. "Desde uma nova fonte de energia até potenciais bioterapias, as perspectivas para esta bateria são animadoras."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Implantable and Bio-compatible Na-O2 battery
Autores: Yang Lv, Xizheng Liu, Jiucong Liu, Shuang Wu, Shuangyong Sun, Pingli Wu, Yonggang Wang, Yi Ding
Publicação: Chem
DOI: 10.1016/j.chempr.2024.02.012
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Equipamentos Médicos

Biochips

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.