Azeite de oliva na dieta previne derrame

Azeite de oliva na dieta previne derrame
O AVC é muito comum em pessoas mais idosas e o azeite de oliva seria uma maneira barata e fácil de ajudar a evitar isso.
[Imagem: Wikimedia]

Dieta com azeite

Um novo estudo sugere que o consumo de óleo de oliva pode ajudar a prevenir um acidente vascular cerebral em pessoas idosas.

A pesquisa foi publicada no Neurology, o jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

"Nossa pesquisa sugere que deve-se lançar um novo conjunto de recomendações dietéticas para prevenir o acidente vascular cerebral em pessoas com 65 anos ou mais," disse Cécilia Samieri, da Universidade de Bordeaux, na França. "O AVC é muito comum em pessoas mais idosas e o azeite seria uma maneira barata e fácil de ajudar a evitar isso."

Consumo de azeite de oliva

Os pesquisadores examinaram os registros médicos de 7.625 pessoas com 65 anos ou mais de três cidades da França: Bordeaux, Dijon e Montpellier. Os participantes não tinham histórico de acidente vascular cerebral.

O consumo de azeite de oliva foi categorizada em "não usa", "uso moderado" (usar o azeite de oliva para cozinhar ou como tempero ou no pão), e "uso intensivo", que incluía os três usos simultaneamente.

Samieri afirma os participantes do estudo utilizaram principalmente azeite extra-virgem, resultado da primeira prensagem a frio das azeitonas.

Depois de considerar a dieta, as atividades físicas, o índice de massa corporal e outros fatores de risco para acidente vascular cerebral, o estudo descobriu que aqueles que usaram o azeite mais intensivamente tinham um risco 41 por cento menor de acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que nunca usaram o azeite em sua dieta.

Efeitos diretos e indiretos

O azeite de oliva, que tem propriedades antiinflamatórias, tem sido associado com efeitos potencialmente protetores contra muitos fatores de risco cardiovascular, tais como diabetes, pressão alta, colesterol alto, obesidade.

Neste estudo, não está claro quais os elementos do azeite de oliva servem de proteção - seus efeitos poderiam até mesmo ser indiretos, fazendo outros alimentos saudáveis mais saborosos.

Uma pesquisa anterior, contudo, descobriu os componentes específicos do azeite que atuam na prevenção de Alzheimer.

Somente novos estudos de dietas estritamente controladas esclarecerão essas dúvidas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.