Confusão
A tuberculose ainda mostra dados alarmantes em todo o mundo.
Contudo, mais de um milhão de pessoas no mundo todo pode estar ficando sem tratamento para uma outra doença, que está sendo incorretamente diagnosticada como tuberculose.
Pesquisadores ingleses e canadenses descobriram uma elevadíssima taxa de diagnóstico incorreto de uma infecção causada por fungo, que está sendo confundida com a recorrência da tuberculose.
Com isto, esses pacientes ficam sem tratamento para sua doença.
Aspergilose pulmonária crônica
Os cientistas explicam que os sintomas e as características observadas nos raios X são similares para a tuberculose e para a infecção fúngica chamada aspergilose pulmonária crônica.
"Os raios X e os sintomas são tão similares que os médicos frequentemente erram o diagnóstico e prescrevem o tratamento errado, que pode levar a dezenas de milhares de mortes desnecessárias", afirma um comunicado da Universidade de Toronto.
O problema está-se mostrando mais grave sobretudo nas áreas onde a tuberculose voltou a ser uma doença comum.
Erro no diagnóstico
A aspergilose pulmonária crônica engana o sistema imunológico e progride lentamente, podendo passar despercebida por anos, até que os sintomas apareçam.
Entre os sintomas estão a perda de peso, cansaço, tosse e perda de sangue pelos pulmões.
O problema é que, quando os sintomas aparecem, já é tarde demais para iniciar o tratamento - 50% dos pacientes vivem menos de cinco anos.
Não existe uma cura para a doença, mas ela é controlável, desde que tratada a tempo.
Agora, os médicos estão lançando um alerta para a Organização Mundial da Saúde e outros organismos internacionais da área de saúde para os erros de diagnóstico, que estão elevando muito os óbitos por aspergilose pulmonária crônica devido à falta de diagnóstico a tempo.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Diagnósticos | Infecções | Sistema Respiratório | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.