19/05/2023

Alunos que aprendem mais rápido que os outros? É um mito

Redação do Diário da Saúde
Alunos que aprendem mais rápido que os outros? É um mito
O interesse e o envolvimento do aluno são essenciais - até o inconsciente ajuda no aprendizado.
[Imagem: Andre/Pixabay]

Aprendizado homogêneo

Por que alguns alunos aprendem mais rápido do que outros? Bem, esses alunos parecem não existir.

Kenneth Koedinger e colegas da Universidade Carnegie Mellon (EUA) queriam identificar os alunos de aprendizado mais rápido, estudá-los e então desenvolver técnicas que pudessem ajudar os outros alunos a entender novos conceitos mais rapidamente.

O que eles descobriram foi surpreendente: Nas condições certas, as pessoas aprendem em um ritmo notavelmente semelhante. Quando os alunos foram colocados nas mesmas condições, o tal do "aprendizado rápido" simplesmente desapareceu.

"Os dados mostraram que as lacunas de desempenho vêm de diferenças nas oportunidades de aprendizado, e que um melhor acesso a essas oportunidades pode ajudar a fechar essas lacunas," disse Koedinger. "Esta é mais uma confirmação de que as tecnologias educacionais podem fornecer condições de aprendizagem favoráveis que facilitam o aprendizado de algo novo, como uma segunda língua ou um conceito científico ou matemático."

Assim, se os educadores entenderem as condições de partida dos seus alunos, eles poderão ajudá-los a alcançar seus colegas com mais recursos, dando-lhes mais oportunidades de praticar o material.

"Todos nós já vimos casos em que alguém chega a um resultado de aprendizagem mais cedo do que um colega - um aluno tira A em álgebra e outro tira C. Mas o que geralmente não rastreamos é onde eles começaram. Nossos resultados não contradizem o fato de que as pessoas chegam a resultados diferentes, mas contabilizar de onde os alunos estão começando pode nos dizer muito sobre onde eles vão chegar," disse Koedinger.

Isto dá suporte à noção de que a informação permanece com os alunos por mais tempo se eles estiverem ativamente envolvidos enquanto aprendem.

"Não importa quem você é, você pode conseguir. Você pode ter tido menos oportunidades anteriores em sua vida, então pode ser mais difícil no começo do que para outras pessoas, mas você fará tanto progresso quanto qualquer outra pessoa, desde que você se envolva com o aprendizado," disse o professor Paulo Carvalho, coordenador da pesquisa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: An astonishing regularity in student learning rate
Autores: Kenneth R. Koedinger, Paulo F. Carvalho, Ran Liu, Elizabeth A. McLaughlin
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (13) e2221311120
DOI: 10.1073/pnas.2221311120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Mente

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.