Todos sabem que a ingestão excessiva de açúcar é extremamente prejudicial para a saúde - e pode até emburrecer.
Porém, o que não são tantos os que sabem é que alimentos geralmente vendidos como saudáveis podem conter altas doses de açúcar.
O consumo mundial do açúcar triplicou nos últimos 50 anos e está ligado a inúmeras doenças, como obesidade, diabetes e câncer - mais de 60% dos brasileiros consomem açúcar acima do recomendado.
Para ajudar a evitar o excesso de doce, a ONG Action on Sugar elaborou uma lista de alimentos que "escondem" grandes quantidades de açúcar.
O objetivo, além de conscientizar o público, é pressionar os fabricantes a reduzir a quantidade da substância em seus produtos.
1 - Alimentos com 0% de gordura
Alimentos com 0% de gordura não possuem, necessariamente, 0% de açúcar. Este é o caso dos iogurtes.
Nesses alimentos, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida.
Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter até 20 gramas de açúcar - o equivalente a cinco colheres de chá.
Esse valor equivale à metade da quantidade diária de açúcar recomendada para mulheres, que é de 50 gramas. Nos homens, a taxa diária é um pouco superior, de 70 gramas.
"O problema é que as pessoas que compram comida com 0% de gordura querem consumir um alimento com um gosto semelhante ao de 100% de gordura", afirma a nutricionista Sarah Schenker.
"Para adequar seus produtos ao paladar dos clientes, os fabricantes adicionam açúcar quando a gordura é retirada. Se as pessoas querem alimentos mais saudáveis, precisam aceitar que eles tenham uma aparência e um gosto um pouco diferente", acrescenta Schenker.
2 - Polpa de tomate
Uma polpa de tomate feita a partir de tomates frescos possui inúmeros nutrientes, mas aquelas compradas em mercados, normalmente enlatadas, podem ser cheias de açúcar.
O ingrediente é normalmente adicionado para que a polpa fique menos ácida.
Uma lata de 150 gramas dessas polpas, por exemplo, pode ter até 40 gramas de açúcar, valor equivalente a nove colheres de chá.
3 - Maionese
Produtos que contenham maionese são inimigos de quem quer combater o consumo excessivo de açúcar.
Uma colher de maionese pode conter até quatro gramas de açúcar.
"Molhos, em geral, contêm grande quantidade de açúcar", afirma Schenker.
4 - Pão
O pão é um dos alimentos que mais "escondem" açúcar, destaca a ONG. Uma fatia de pão processado pode ter, em média, até três gramas de açúcar.
O açúcar presente no pão, aliás, é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação do alimento.
"Não é porque o alimento é salgado que ele tem baixo teor de açúcar", lembra Schenker.
5 - Água
Até a água? Pois é, nem sempre a "água mineral" que você compra em garrafinhas é água pura.
Isso depende do tipo do produto: alguns tipos de "águas vitaminadas" têm adição de açúcar.
Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Alimentação e Nutrição | Prevenção | Dietas e Emagrecimento | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.