14/02/2017

Acupuntura melhora tratamento tradicional contra dor e depressão

Redação do Diário da Saúde
Acupuntura melhora tratamento tradicional contra dor e depressão
A conclusão é resultado de uma meta-análise de 29 ensaios clínicos de alta qualidade focados em pacientes tratados com acupuntura e com cuidados médicos padrão
[Imagem: University of York]

Sozinha ou com remédios

A acupuntura não é eficaz apenas sozinha: ela também pode ser usada para aumentar a eficácia dos cuidados médicos tradicionais, diminuindo a gravidade da dor crônica e da depressão.

Foi o que demonstrou uma equipe do Reino Unido e dos EUA, liderada pelo Dr. Hugh MacPherson, da Universidade de York.

A conclusão da equipe é que "há evidência significativa para demonstrar que a acupuntura fornece mais do que um efeito placebo".

Acupuntura contra dores

A conclusão é resultado de uma meta-análise de 29 ensaios clínicos focados em pacientes tratados simultaneamente com acupuntura e com cuidados médicos padrão. Os ensaios envolveram aproximadamente 18.000 pacientes com diagnóstico de dor crônica do pescoço, parte inferior das costas, cabeça e joelho.

Na maioria destes ensaios, os pacientes com dor crônica tratados com acupuntura e cuidados médicos padrão foram avaliados em comparação com grupos tratados apenas com os cuidados médicos típicos da alopatia, tais como anti-inflamatórios e fisioterapia.

Os resultados mostram que a adição da acupuntura reduziu significativamente o número de dores de cabeça e ataques de enxaqueca e reduziu a gravidade das dores no pescoço e a dor lombar.

Além disso, a acupuntura reduziu a dor e a incapacitação devidas à osteoartrite, o que deixou os pacientes menos dependentes dos comprimidos anti-inflamatórios para controlar a dor.

Evidências robustas

"Tem havido um ponto de interrogação durante muitos anos sobre se os políticos e os tomadores de decisão devem ou não devem proporcionar um maior acesso à acupuntura. O nosso objetivo era reunir dados de ensaios clínicos de alta qualidade e fornecer uma base de evidências robustas que ajudará a reduzir essa incerteza e dar suporte aos profissionais de saúde na tomada de decisões informadas apoiadas por pesquisas científicas," disse o Dr. MacPherson.

O resultado da meta-análise foi publicado pelo National Institute for Health Research (NIHR).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Dores Crônicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.