Texto pesquisado:
falsos positivos
Os diagnósticos aumentaram muito devido ao uso generalizado do teste de PSA, mas as taxas de mortalidade não caíram. Leia mais.
A IA melhorou o diagnóstico e reduziu os falsos positivos de câncer de mama, sem perder casos reais. Leia mais.
Hoje, essas condições, que vão da depressão à esquizofrenia, são diagnosticadas por entrevistas clínicas subjetivas. Leia mais.
Além disso, o programa determinou corretamente o tipo de doença tumoral - melanoma, glioma ou tumor de cabeça e pescoço. Leia mais.
Pesquisadores do MIT projetaram um dispositivo de ultrassom vestível que permite detectar tumores em estágio inicial. Leia mais.
As conclusões médicas e científicas - sejam conclusões de estudos ou resultados de exames - nem sempre são fáceis de entender. Leia mais.
O exame identificou corretamente dois em cada três tipos de câncer em 5 mil pessoas que foram ao médico com sintomas suspeitos. Leia mais.
Não peça a seu médico para fazer um exame. Deixe que ele peça. E, se ele pedir, pergunte quais são as opções. Leia mais.
Os programas de IA são como caixas pretas e as ferramentas para eliminar essa incerteza também têm falhas. Leia mais.
Os falsos positivos são consideravelmente menores em mulheres que fazem os exames a cada dois anos. Leia mais.
"Dada a adoção inabalável de tecnologias emergentes na prática clínica, não estamos aprendendo com nossos erros passados em mamografia." Leia mais.
"A retestagem de resultados positivos de indivíduos assintomáticos revelou alguns erros dos técnicos, mas revelou também a contaminação de amostras." Leia mais.
A vacina gera uma reação inflamatória que resulta em pequenos linfonodos - chamados gânglios ou ínguas - nas axilas das pacientes. Leia mais.
Surpreendentemente, pelo menos em alguns casos, a mutação original causadora do câncer pode ter surgido 40 anos antes do diagnóstico. Leia mais.
O exame também conseguiu prever corretamente o tecido em que o câncer se originou em 93% das amostras. Leia mais.
O novo exame poderá ajudar os homens a evitar biópsias desnecessárias e invasivas, além dos conhecidos excessos de diagnóstico e tratamento. Leia mais.
A técnica detecta o vírus zika em amostras de urina sem reação cruzada com o vírus da dengue. Leia mais.
"Toda vez que alguém afirma ter identificado o gene que 'causa' um traço complexo, é hora de ser cético." Leia mais.
Os pesquisadores dizem só haver uma recomendação quanto ao uso da inteligência artificial na saúde: Cautela, muita cautela. Leia mais.
A inovação é promissora para aplicações médicas, de implantes a exames de diagnóstico. Leia mais.
A expectativa é que ele ajude a explicar por que fármacos que funcionam em camundongos falham quando são testados em pessoas. Leia mais.
"É correto continuar a desenvolver fármacos com base em pesquisas realizadas em camundongos, quando esses fármacos não poderão ser usados em humanos?" Leia mais.
A recomendação é contra o rastreio preventivo para a infecção genital do vírus herpes simplex em adolescentes e adultos assintomáticos, incluindo grávidas. Leia mais.
A ideia é que o paciente seja visto como uma pessoa completa, não como um conjunto de enfermidades. Leia mais.
Muitos não trazem benefícios claros ou podem até fazer mais mal do que bem, como no caso de falsos positivos dos exames preventivos. Leia mais.
As técnicas atuais para a detecção do câncer de mama - a mamografia de raios X, o ultrassom e a ressonância magnética (MRI) - têm deficiências. Leia mais.
Muitos urologistas já chamam o exame de toque retal para câncer de próstata de "relíquia clínica". Leia mais.
Um dos problemas principais é a incerteza que resultados falso-positivos geram em relação aos dados epidemiológicos oficiais. Leia mais.
É mais um duro golpe para as neurociências, que significa que grande parte do "saber científico" obtido nos últimos anos pode estar errado. Leia mais.
É cada vez maior a preocupação na comunidade médica e acadêmica quanto ao exagero dos chamados exames preventivos e das campanhas de rastreio. Leia mais.
Os falsos positivos dos exames preventivos aumentam o número de mortes mais do que os ganhos dos exames preventivos, afirma o relatório. Leia mais.
Só porque é comum que os médicos peçam um exame, isso não significa que esta seja a melhor escolha para você. Leia mais.
O governo da Noruega anunciou estar reavaliando o seu programa de rastreio do câncer de mama por meio das mamografias preventivas. Leia mais.
Os sintomas de estresse e depressão persistem vários anos depois que a suspeita inicial do câncer de mama é negada. Leia mais.
A fronteira entre a saúde e a doença está se movendo constantemente; nem sempre pelos melhores motivos. Leia mais.
O objetivo é arrebanhar doadores daquilo que alguns estudiosos de ética chamam de "privacidade última": o próprio DNA. Leia mais.
O novo exame é semelhante à tomografia computadorizada de raios X, mas sem os riscos da radiação ionizante. Leia mais.
Nem sempre é válido usar camundongos e ratos como modelos para o estudo da biologia e das doenças humanas. Leia mais.
Nesse diagnóstico múltiplo, analisa-se toda a população de anticorpos que circulam no sangue em um determinado momento. Leia mais.
Sete coisas que você não deve deixar que seu médico faça - segundo os próprios médicos. Leia mais.
Um pulmão humano em miniatura promete substituir os testes em animais em busca de tratamentos contra o câncer de pulmão. Leia mais.
A tecnologia dos biochips foi usada para identificar biomarcadores que indicam a iminência do trabalho de parto. Leia mais.
Nós tendemos a nos lembrar mais dos rostos pouco atraentes, embora falemos o contrário. Leia mais.
Segundo a nota, as políticas públicas adotadas no Brasil são baseadas em evidências científicas consagradas internacionalmente. Leia mais.
Em vez dos raios X utilizados na mamografia tradicional, o mamoscópio fotoacústico utiliza luz e ultra-sons. Leia mais.
Embora os médicos sempre se refiram ao "câncer de mama" como uma doença única, ela apresenta diversos tipos e subtipos. Leia mais.
"Os resultados são bons demais para serem verdadeiros." Leia mais.
Pesquisadores procuravam indícios de declínio na mortalidade pelo câncer de mama que pudesse ser atribuído ao rastreio mamográfico. Não encontraram.Leia mais.
Uma análise da tosse de uma criança pode indicar se ela está com pneumonia ou não. Leia mais.
Médicos estão comemorando uma mudança de paradigma na forma de rastreamento do câncer de mama. Leia mais.
Mais resultados >>