Texto pesquisado:
humanos e camundongos
"Nós acreditamos que o nosso é o primeiro estudo a mostrar a mudança epigenética como principal fator de envelhecimento." Leia mais.
Pesquisadores descobriram um elemento que pode explicar porque a obesidade traz maior risco para os homens. Leia mais.
É a primeira vez que se demonstra que um minicérebro pode assumir funções reais em um animal vivo. Leia mais.
Eles até podem trazer benefícios à saúde, mas beneficiando igualmente jovens e velhos, e não evitam o envelhecimento. Leia mais.
Os organoides foram implantados em cobaias e continuaram a crescer e se diferenciar. Leia mais.
Pode ser o fim das doses anuais de vacina contra a gripe, que têm apresentado eficácia muito baixa. Leia mais.
É possível estimular a produção de uma proteína que impede que várias variantes do vírus SARS-CoV-2 entrem nas células e causem a doença. Leia mais.
Os resultados contribuirão para avaliar melhor a segurança e os riscos relacionados à radiação espacial. Leia mais.
Cientistas acreditavam que o uso de blastoides evitaria os problemas éticos de usar embriões reais. Parece que não evita. Leia mais.
A terapia medicamentosa pode ser uma alternativa útil ao exercício para idosos e pacientes acamados. Leia mais.
É uma maneira totalmente nova, rápida e barata de testar a eficácia de medicamentos contra o câncer. Leia mais.
Essas memórias, que associam várias informações dentro de uma interação pessoal, são chamadas memórias associativas sociais. Leia mais.
No caso da dengue, tem sido desenvolvida uma "vacina de subunidade", enquanto a vacina genética é a opção para o zika. Leia mais.
Um dos grandes diferenciais é que a vacina brasileira poderá proteger contra múltiplas variantes. Leia mais.
Os pernilongos desenvolveram proteções redundantes contra falhas em seu sistema olfativo. Leia mais.
Quem apresenta sinais de estresse, depressão ou autismo não apresenta essas ondas cerebrais "sociais". Leia mais.
Pesquisadores desvendaram o mecanismo pelo qual os fibroblastos promovem o crescimento de cada novo pelo. Leia mais.
As origens do nosso sangue podem não ser bem o que os livros-texto de ciência têm descrito. Leia mais.
Estes vírus tornam a pessoa mais "cheirosa" do ponto de visto dos pernilongos, facilitando sua proliferação. Leia mais.
Isso significaria elevar uma expectativa de vida de 74 anos, como é a do brasileiro hoje, para 100 anos. Leia mais.
Os resultados são particularmente relevantes para condições como ansiedade e estresse. Leia mais.
Os pesquisadores conseguiram reverter a evolução da síndrome em modelos de laboratório, abrindo novas possibilidades de tratamento. Leia mais.
Os animais idosos aumentaram a massa muscular em 8%, a força em 40%, e perderam mais de 20% de sua gordura. Leia mais.
Os glóbulos vermelhos são transformados em "falsos vírus", completamente inofensivos, mas que acionam o sistema imunológico. Leia mais.
Cientistas descobriram um fator que determina como os corpos femininos usam e armazenam a gordura - nos homens ele não funciona. Leia mais.
A maioria das pessoas foi infectada com pelo menos um roseolovírus antes mesmo de entrar na escola. Leia mais.
A descoberta demonstra que a patologia das doenças que afetam o cérebro humano não pode ser bem compreendida usando cobaias. Leia mais.
Aplicar a quimioterapia à noite combate tumores com mais eficiência do que quando o tratamento é administrado durante o dia. Leia mais.
A vacina demonstrou-se segura e capaz de induzir uma resposta imune protetora, com mais de 90% de eficácia. Leia mais.
A combinação é dada aos pacientes por meio de um spray nasal, interrompendo a piora na função cognitiva. Leia mais.
A equipe descreveu detalhes do modo como a depressão atinge homens e mulheres de modo diferente. Leia mais.
Uma nova pesquisa desbancou a teoria aceita hoje pela ciência sobre como os ingredientes do chá verde funcionam para promover a saúde. Leia mais.
Há uma ligação entre a forma como as células produzem energia no cérebro e os genes mutantes encontrados na doença de Alzheimer. Leia mais.
A equipe do Brasil e de Portugal agora está testando fármacos que possam inibir as mutações ou atuar como tratamentos. Leia mais.
"Em vez de tratarmos diretamente as células tumorais, usamos CSSTRESAC para modular e induzir uma resposta imune mais eficiente." Leia mais.
A ativação do sistema imunológico é modulada de acordo com a hora do dia, o que tem influência para as vacinas e as terapias contra o câncer. Leia mais.
Eles são encontrados em estofados, tapetes, cortinas, eletrônicos, e até mesmo em produtos infantis. Leia mais.
Pesquisadores da USP deram mais um passo em sua pesquisa para o desenvolvimento de uma terapia que usa o vírus zika para combater tumores. Leia mais.
Pode ser difícil dizer onde termina o tumor e começa o tecido saudável apenas olhando para ele. Leia mais.
Como só são ativados pela luz, os medicamentos fotofarmacológicos podem funcionar no tempo e na intensidade desejados. Leia mais.
Nosso cérebro cria um "fenômeno ilusório", destacando mais uma vez o quanto nossa percepção do mundo pode se desviar da realidade física. Leia mais.
"Esta foi uma descoberta completamente imprevista, mas demonstramos que a perda de gordura pode ser alcançada secretando calorias da pele." Leia mais.
Melhor ainda, a equipe já identificou um medicamento em potencial, licenciado para uso humano, que pode ser tomado por via oral. Leia mais.
Os pesquisadores descobriram que o mesmo processo também parece funcionar em um modelo de camundongo com demência de corpos de Lewy. Leia mais.
Mais de 90% dos candidatos a medicamentos promissores quando testados em animais, acabam falhando quando testados em humanos. Leia mais.
Apenas cerca de 30% dos genes tradicionalmente associados ao envelhecimento definem o relógio interno de um animal. Leia mais.
Pesquisadores obtiveram as primeiras evidências quantitativas que associam o estresse psicológico ao embranquecimento dos cabelos em humanos. Leia mais.
"As células desenvolveram um código de resposta imune, uma linguagem. Identificamos algumas palavras nesse idioma." Leia mais.
A vantagem é que, por se tratar de uma molécula nova, os microrganismos ainda não desenvolveram mecanismos de resistência. Leia mais.
"Isso ainda é muito futurista, mas não significa que devemos esperar para decidir sobre as diretrizes éticas." Leia mais.
Mais resultados >>