Texto pesquisado:
beta-amiloide
Parece não ser apenas o caso de qual proteína se aglomera no cérebro: sejam as proteínas tau ou as amiloides beta. Leia mais.
Falar sobre um problema de saúde fazendo comparações com a guerra é muito comum - mas pode fazer muito mal. Leia mais.
Atualmente não se conhecem marcadores biológicos ou exames de imagem disponíveis para detectar o avanço do processo degenerativo cerebral. Leia mais.
Por décadas consideradas as causas do Alzheimer, as placas amiloides podem ser parte do processo natural do corpo para se defender contra microrganismos. Leia mais.
O desenvolvimento de uma técnica eficaz para gerar imagens das proteínas tau no cérebro mostrou impactos radicalmetne diferentes. Leia mais.
Acaba de ser descoberto um mecanismo capaz de impedir a perda de memória associada à doença de Alzheimer. Leia mais.
É mais uma contestação da teoria mais aceita pelos cientistas sobre o Alzheimer e as placas de beta-amiloide. Leia mais.
"Como os sintomas variam de pessoa para pessoa, tem havido suspeita há anos de que o Alzheimer representa mais de uma doença." Leia mais.
O objetivo é usar a terapia fotodinâmica em doenças neurodegenerativas. Leia mais.
O fármaco resultou em melhor memória e cognição, vasos sanguíneos do cérebro mais saudáveis e outras características fisiológicas melhoradas. Leia mais.
Nem todas as beta-amiloides são iguais, e ao menos uma parcela delas protege o cérebro. Leia mais.
A exemplo do que já vinha acontecendo com o Alzheimer, agora pesquisadores mudam as teorias sobre Parkinson. Leia mais.
Exames em milhares de cérebros com Alzheimer indicam que a proteína tau disfuncional é a mais provável indutora da demência. Leia mais.
O uso prático do teste permitiria detectar o Alzheimer durante controle médico rotineiro. Leia mais.
A explicação mais aceita pelos cientistas e médicos sobre as causas do Mal de Alzheimer sofreram mais um abalo. Leia mais.
Um medicamento contra o câncer que vinha sendo apresentado como promissor contra a doença de Alzheimer sofreu mais um revés. Leia mais.
A descoberta surpreendente pode significar uma alteração na forma como a hipertensão é vista em pacientes idosos. Leia mais.
Estudo desafia a noção de que tau e beta-amiloides sejam as únicas proteínas responsáveis pelas características clínicas da doença. Leia mais.
Ataque do próprio sistema imunológico pode matar neurônios em pacientes com Parkinson. Leia mais.
A questão é se um exame desse tipo deveria ou não ser colocado à disposição da população, já que a doença não tem cura. Leia mais.
O cozimento de carne no forno, na grelha ou em frigideira libera substâncias químicas que podem aumentar o risco de demência. Leia mais.
Embora só agora a suspeita esteja chegando à imprensa, médicos e cientistas trabalham com essa hipótese há alguns anos. Leia mais.
A ciência e a medicina não têm nenhuma ferramenta para ajudar quem tem ou quem se preocupa em evitar ter demência no futuro. Leia mais.
A revelação surpreendente está deixando a comunidade médica estarrecida - e cheia de esperanças. Leia mais.
Um esterol em particular inibe a produção das proteínas beta-amiloide, que desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença. Leia mais.
Pesquisadores suecos e poloneses fizeram uma descoberta que poderá revolucionar o tratamento das doenças neurodegenerativas. Leia mais.
Os déficits de memória, aprendizado e densidade de sinapses causados pelo Alzheimer foram restaurados com uma droga já em desenvolvimento. Leia mais.
A exposição crônica ao manganês e ao alumínio pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer. Leia mais.
Duas equipes chegaram a duas conclusões diferentes sobre o acúmulo de metais no cérebro e o surgimento do Alzheimer. Leia mais.
Os medicamentos atuais na verdade não tratam a doença de Alzheimer e nem a impedem de avançar - eles tratam os sintomas. Leia mais.
A disfunção cognitiva pós-operatória, ou DCPO, pode ser associada com a demência vários anos depois. Leia mais.
O que é, de um lado, um alerta, de outro pode trazer uma esperança de novos tratamentos para a doença ainda incurável. Leia mais.
Ele não vê futuro em pesquisas que buscam desenvolver terapias de substituição dos neurônios defeituosos. Leia mais.
Cientistas australianos estão mais perto de desenvolver um exame preventivo para a detecção do Mal de Alzheimer. Leia mais.
Os amiloides têm sido os caras maus por excelência da neurobiologia. Mas e se eles forem os mocinhos? Leia mais.
O óleo de oliva ajuda a retirar as células anormais no cérebro que são uma marca registrada do Alzheimer. Leia mais.
Como esse fator pode ser controlado, os resultados sugerem possíveis formas de prevenir o Alzheimer. Leia mais.
A descoberta pode fornecer um novo e importante caminho na busca de tratamentos novos e mais eficazes para o Alzheimer. Leia mais.
A enzima destrói a proteína beta-amiloide, um fragmento tóxico de outra proteína que forma placas nos cérebros de pacientes com a doença. Leia mais.
Uma mutação genética protege tanto contra a doença de Alzheimer como contra o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.Leia mais.
Pela primeira vez um processo biológico foi rastreado do comportamento até os neurônios individuais na origem desse comportamento. Leia mais.
Forma como corpo lida com o ferro, cobre e zinco, se altera anos antes do surgimento dos primeiros sintomas de Alzheimer.Leia mais.
Já existe concordância entre os cientistas sobre a deposição do amiloide beta, o que significa que há outra coisa por trás promovendo o processo.Leia mais.
A descoberta aumenta as esperanças de um tratamento para combater o declínio cognitivo logo no início da doença. Leia mais.
Com um medicamento usado contra o câncer, mais da metade das placas beta-amiloides foi eliminada em até 72 horas, e a redução final do tratamento chegou a 75%. Leia mais.
Os resultados podem ajudar a estruturar novas estratégias de prevenção da doença, que apresenta uma prevalência crescente no mundo ocidental. Leia mais.
Cientistas alemães descobriram que esse corante natural reduz os agregados tóxicos de proteínas que caracterizam o Mal de Alzheimer. Leia mais.
A tecnologia usa um biossensor para medir minúsculas concentrações de agregados de proteínas no fluido cerebroespinhal. Leia mais.
Cientistas suecos mostraram que os esforços em busca de tratamentos e da cura para o Mal de Alzheimer estão sendo feitos no sentido contrário. Leia mais.
Formas hereditárias da doença de Alzheimer podem ser detectadas até 20 anos antes que surjam os problemas com a memória e com o raciocínio. Leia mais.
Mais resultados >>