17/05/2021
Uso de valores sociais por empresas deprecia o valor social
Redação do Diário da Saúde
Os consumidores devem pensar criticamente sobre as campanhas das empresas e resistir a aceitar sugestões automáticas, como se fossem para o bem de todos. [Imagem: Tumisu/Pixabay]
Valores sociais
As empresas frequentemente se alinham com valores importantes para a sociedade, como a conservação do meio ambiente, o feminismo ou a justiça racial, acreditando que esse apoio é uma situação em que todos ganham: O valor social é reforçado, juntamente com os resultados financeiros da empresa.
Mas a contabilidade não é tão simples, e pode até mesmo ser invertida, alertam pesquisadores.
Na verdade, usar esses valores principalmente para fins de interesse próprio - como lucro ou reputação - pode minar o status desses valores e minar o apoio das pessoas a eles.
"Isso define uma norma diferente para o uso apropriado do valor. Essas são coisas que se supõe que devamos buscar como fins em si mesmas e isso está mudando a forma como as pessoas podem pensar sobre elas," disse a professora Rachel Ruttan, da Universidade de Toronto (Canadá).
Não por lucro
Em vários experimentos, usando centenas de voluntários diferentes, Ruttan e sua colega Loran Nordgren descobriram que as pessoas expostas a usos econômicos de "valores sociais sagrados" não apenas demonstraram menor consideração por esses valores posteriormente, como também se mostraram menos dispostas a doar para causas que os apoiavam.
Por exemplo, uma postagem nas mídias sociais desejando "Feliz Dia da Terra", feita pela promotora de corridas de automóvel NASCAR, reduziu o respeito subsequente das pessoas pelo evento anual de proteção ambiental, em comparação com uma postagem semelhante de um grupo dedicado à conservação ecológica.
Em outro experimento, os participantes cientes de um escândalo de "patriotismo pago" em 2015, em que a Liga Nacional de Futebol aceitou dinheiro dos militares dos EUA para apresentações de bandeiras no dia do jogo e homenagens a militares, mostraram menos preocupação com exibições patrióticas do que aqueles que não sabem do caso.
E os participantes de outro estudo mostraram-se menos propensos a doar para uma causa ambiental depois de ler sobre um relatório fictício em que muitas empresas lançaram campanhas pró-ambientais porque isso teria impactos positivos em seus balanços financeiros.
Corrupção dos valores sociais
Segundo a equipe, os problemas surgem quando o valor social parece estar recebendo apenas um suporte superficial - mesmo que ele esteja realmente sendo alavancado para um propósito muito diferente.
Esse uso "menos puro" acaba se tornando normal, e é aí que o status do valor acaba sendo corrompido.
Ainda assim, é possível que uma organização ou empresa se associe aos valores sociais sem depreciá-los. Mas, para isso, as organizações devem mostrar "comprometimento legítimo" com o valor.
Os consumidores, por sua vez, devem pensar criticamente sobre as campanhas que veem e resistir a aceitar sugestões automáticas sobre como pensar sobre os valores que essas campanhas parecem promover.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=uso-valores-sociais-empresas-deprecia-valor-social
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|