03/10/2022
Treinamento traz grandes benefícios para trabalhadores acima dos 50 anos
Redação do Diário da Saúde
Não aceite o preconceito: Você continua sendo capaz de melhorar e tirar proveito dos treinamentos. [Imagem: mhouge/Pixabay]
Psicologia do desenvolvimento
Será que já superei meu máximo e estou começando a descer ladeira abaixo?
Essa questão surge regularmente entre os trabalhadores com mais de 50 anos. Um preconceito comum é que a eficiência e a tolerância ao estresse dos adultos mais velhos diminuiriam continuamente com a idade.
Mas o desempenho mental, a autoconfiança, a resiliência psicológica e o bem-estar podem ser melhorados na geração com mais de 50 anos, mostra um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bonn (Alemanha).
"No mundo do trabalho, durante muito tempo os funcionários não tiveram muitas oportunidades de treinamento adicional após os 45 anos," comentou a professora Una Sendlmeier. "Supunha-se que tal investimento não valeria a pena."
Mas os resultados da pesquisa feita pela equipe contraria frontalmente esse preconceito, mostrando que a aprendizagem continua sendo possível ao longo da vida.
Treinamento profissional
A equipe estudou o impacto de sessões de treinamento focando a velocidade de raciocínio, concentração mental, percepção da própria competência, autoeficácia e gerenciamento do estresse em mais de 800 mulheres e homens com mais de 50 anos durante os anos de 2013 a 2019. O curso de treinamento completo consistiu em cinco módulos administrados durante duas horas e meia por semana, durante 15 semanas.
Enquanto 397 participantes iniciaram com os cinco módulos, outros grupos focaram em conteúdos específicos de treinamento, combinados com ativação física. As sessões de treinamento individual foram de duas horas semanais e ocorreram durante sete semanas.
"Queríamos descobrir quais os efeitos do treinamento cognitivo, do treinamento de habilidades ou do treinamento de gerenciamento de estresse que cada um teve por conta própria," explicou Udo Kaser, coautor do estudo.
Imediatamente após a conclusão dos cursos de treinamento e após mais 6 meses, a equipe avaliou os efeitos do curso de treinamento de cinco módulos e dos treinamentos específicos com questionários e testes.
Melhorias para todos
Os resultados mostram melhorias estatisticamente altamente significativas. Por exemplo, a velocidade de processamento de informações dos participantes aumentou, em média, de 2,42 bits por segundo antes do treinamento para 2,65 bits por segundo seis meses após o treinamento. Em contraste, o grupo controle mudou pouco.
A autoavaliação da calma interior do grupo de treinamento também mostrou um aumento de 4,75 antes do treinamento para 5,28 em uma escala de um a nove. A tendência a desistir diante do fracasso diminuiu de 5,12 antes do treino para 4,53.
Uma pesquisa final de avaliação mostrou que mais de 97% dos participantes recomendariam o treinamento a outras pessoas.
"Profissionais com mais de 50 anos ganham qualidade de vida e as empresas ganham a oportunidade de oferecer a esses profissionais uma perspectiva por mais tempo," concluiu Sendlmeier, destacando que esta é uma situação vantajosa para ambos os lados. E, tendo em vista a evolução demográfica e a escassez de trabalhadores qualificados, é também de grande importância para a sociedade como um todo.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=treinamento-traz-beneficios-trabalhadores-acima-50-anos
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|