22/01/2025

Seus hábitos de trabalho podem estar atrapalhando seu sono

Redação do Diário da Saúde

Sedentarismo e sono

Pessoas cujos empregos são altamente sedentários apresentam um risco muito maior de sintomas de insônia do que trabalhadores em atividades que exigem movimentação e atividades físicas.

Entre mais de 1.000 funcionários acompanhados ao longo de uma década, o trabalho sedentário e os horários de trabalho atípicos mostraram-se ameaças significativas à saúde do sono.

Esses dois fatores, causados sobretudo pelas mudanças tecnológicas das últimas décadas, como o aumento do trabalho em computadores, estão associados a um aumento de 37% nos sintomas de insônia entre os trabalhadores sedentários e a um risco 66% maior de precisar de "sono de recuperação" - definido como cochilos frequentes ou dormir nos fins de semana - para aqueles que mantêm horários de trabalho não tradicionais.

"A maneira como estamos projetando o trabalho representa ameaças sérias e de longo prazo ao sono saudável," disse a professora Claire Smith, da Universidade do Sul da Flórida (EUA). "Sono saudável envolve mais do que apenas dormir oito horas. É também adormecer facilmente, dormir a noite toda e ter um horário de sono consistente. As empresas devem estar cientes dos riscos específicos do sono de sua força de trabalho para melhorar a detecção e a intervenção."

Saúde do sono

A pesquisa identificou três categorias de saúde do sono entre os trabalhadores ao longo de um período de 10 anos: Bons dormidores, dormidores que recuperam o sono e dormidores com tendência à insônia.

O trabalho sedentário mostrou-se fortemente ligado à categoria de insônia, caracterizada por sintomas como dificuldade para adormecer, sono interrompido e cansaço diurno frequente. Enquanto isso, funcionários com horários não tradicionais, como aqueles que trabalham em turnos noturnos, foram mais propensos a se enquadrar no grupo dos que dormem para recuperar o atraso.

O estudo também mostrou que os trabalhadores que acabam com um padrão de sono ruim devido ao seu trabalho, como longas horas de trabalho sedentário ou horários irregulares, podem acabar presos nesses padrões prejudiciais à saúde por anos. Por exemplo, 90% das pessoas que dormiam com sintomas semelhantes aos da insônia ainda tinham esses sintomas 10 anos depois.

Os pesquisadores sugerem que movimentar o corpo durante o dia de trabalho e limitar o trabalho após o expediente pode não apenas ajudar você a dormir bem naquela noite, como também protegê-lo contra problemas de sono contínuos uma década depois.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  https://diariodasaude.com.br/print.php?article=seus-habitos-trabalho-estar-atrapalhando-seu-sono

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.