24/08/2022

Postura altera tempo que comprimidos levam para fazer efeito

Redação do Diário da Saúde
Postura altera tempo que comprimidos levam para fazer efeito
Tomar um remédio deitado é a melhor opção - mas não pode ser virado para qualquer lado. [Imagem: Khamar Hopkins/Johns Hopkins University]

Em que posição tomar o remédio

Quando você tem dor de cabeça e vai tomar um analgésico, lembre-se disso: Sua postura corporal pode fazer uma grande diferença na rapidez com que seu corpo irá absorver o medicamento.

E não é pouco: Neste exemplo, a postura pode fazer com que sua dor de cabeça dure até uma hora a mais.

E não é só remédio para dor de cabeça: O efeito vale para qualquer classe de medicamento tomado na forma de comprimidos ou pílulas.

Esta descoberta está baseada no que os cientistas afirmam ser o primeiro modelo a simular a mecânica da dissolução de medicamentos em um estômago humano.

"Ficamos muito surpresos que a postura tenha um efeito tão imenso na taxa de dissolução de uma pílula," disse Rajat Mittal, da Universidade Johns Hopkins (EUA). "Nunca pensei se estava fazendo certo ou errado, mas agora definitivamente vou pensar nisso toda vez que tomar um comprimido."

Tome o remédio deitado do lado direito

Os pesquisadores testaram quatro posturas. Tomar o comprimido deitado no lado direito rendeu de longe o melhor resultado, enviando os comprimidos para a parte mais profunda do estômago e atingindo uma taxa de dissolução 2,3 vezes mais rápida do que quando o comprimido foi tomado de pé.

Deitar do lado esquerdo rendeu o pior resultado: Se um comprimido leva 10 minutos para se dissolver quando ingerido deitado do lado direito, ele leva 23 minutos para se dissolver na postura ereta e mais de 100 minutos quando ingerido deitado do lado esquerdo.

"Para pessoas idosas, sedentárias ou acamadas, virar para a esquerda ou para a direita pode ter um grande impacto," comparou o Dr. Mittal.

Tomar o comprimido de pé é uma segunda escolha decente, essencialmente empatada em eficácia com deitar de costas.

"A postura em si tem um impacto tão grande que é equivalente ao estômago de alguém com uma disfunção muito significativa no que diz respeito à dissolução da pílula," concluiu o pesquisador.

Simulador do estômago

A equipe construiu um modelo, chamado StomachSim, um dos primeiros experimentos a fazer uma simulação realística do estômago humano. Misturando física com biomecânica e mecânica de fluidos, o StomachSim imita o que acontece dentro do estômago conforme ele digere alimentos ou, neste caso, remédios.

A maioria dos comprimidos e pílulas não começa a funcionar até que o estômago dissolva sua camada protetora e ejete seu conteúdo no intestino. Assim, quanto mais perto uma pílula chega da última parte do estômago, o antro, mais rápido ela começa a se dissolver e esvaziar seu conteúdo através do piloro para o duodeno, a primeira parte do intestino delgado.

É aí que entra a postura corporal, fundamental para otimizar a ação tanto da força da gravidade quanto da assimetria natural do estômago.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  https://diariodasaude.com.br/print.php?article=postura-altera-tempo-comprimidos-levam-fazer-efeito

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.