11/07/2016
O que nosso corpo realmente precisa para ser saudável?
Centro de Pesquisa em Alimentos - FoRC
Pirâmide alimentar
O nosso organismo precisa de uma alimentação variada porque cada grupo de alimentos fornece componentes necessários para o seu bom funcionamento. Para facilitar existe um guia para orientar a seleção de alimentos que devemos consumir diariamente: a pirâmide alimentar.
Os pães estão na base da pirâmide para a população brasileira, junto com o macarrão e arroz - de preferência os integrais - além da batata, mandioca, inhame, cará e mandioquinha. Esses alimentos são as principais fontes de carboidratos, necessários para fornecer energia para a nossa vida, e que devem ser consumidos em todas as refeições.
As frutas e hortaliças (verduras e legumes) devem ser consumidas diariamente e de forma variada, pois cada uma apresenta conteúdo diferente de vitaminas, minerais e de outros compostos também importantes, chamados bioativos. Variando, temos mais chance de oferecer ao nosso organismo tudo o que é necessário para ficar saudável.
Pirâmide alimentar típica para o brasileiro: Coma de tudo, não exage em nada. [Imagem: Centro de Pesquisa em Alimentos - FoRC]
O grupo do leite, queijos e iogurte são fontes de cálcio e vitamina A, principalmente. Devem ser consumidas três porções por dia. A carne e o feijão (lentilha, grão de bico e ervilha) devem ser consumidos uma vez por dia.
Atenção: Açúcar, doces e bebidas com açúcar (refrigerantes, chás, café e refrescos) devem ser consumidos com muita moderação, assim como manteiga e margarina. Cozinhe com pouco óleo. Evite frituras. Prefira alimentos grelhados e cozidos.
Fique ligado: Não fique muitas horas sem comer. Coma a cada três ou quatro horas. Não exagere na quantidade, você deve começar a ter fome depois de três horas que tomou o café da manhã ou almoçou, por exemplo. Ficar em jejum ajuda a engordar, porque o nosso corpo começa a gastar menos energia quando não é alimentado.
Outros cuidados para manter o peso adequado: - Evite beliscar entre as refeições.
- Evite repetir. Quando colocamos no prato tudo o que pretendemos comer, temos ideia do quanto realmente estamos comendo e, assim, poderemos perceber se estamos comendo demais.
Água: Nosso corpo precisa de mais líquidos do que de comida. Tome alguns copos de água, além dos outros líquidos durante o dia. Devemos fazer xixi pelo menos quatro vezes por dia e se o xixi ficar muito escuro é porque precisamos beber mais água.
Gaste energia
Engordamos quando comemos muito e gastamos pouca energia nas nossas atividades. Por isso, aumente o seu gasto energético: - Caminhe se for percorrer pequenas distâncias.
- Use escadas.
- Não fique horas no computador ou vendo televisão.
- Se trabalhar sentado, levante-se e ande várias vezes ao dia.
- Estique os braços e as pernas.
- Faça atividade física pelo menos três vezes por semana.
Podemos comer de tudo, mas em quantidade que nosso corpo precisa para as nossas atividades do dia a dia. E lembre-se: consuma pouco açúcar, doces e refrigerantes.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=piramide-alimentar-nosso-corpo-realmente-precisa
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|