13/11/2019
O que fez o discurso de Greta Thunberg ter tamanho impacto?
Redação do Diário da Saúde
Thunberg usou palavras mais negativas para se referir a questões de cuidado e autoridade, e uma linguagem mais positiva ao se referir a tópicos de justiça e lealdade.[Imagem: UCSB]
Discurso de Greta Thunberg
A linguagem moral do discurso de Greta Thunberg sobre as mudanças climáticas nas Nações Unidas pode ter aumentado seu impacto.
A jovem de 16 anos acusou os líderes mundiais de negligenciar seus deveres e impor os problemas que uma geração criou nas costas dos jovens de hoje.
Suas declarações estavam certamente moralmente carregadas, mas como exatamente o conteúdo da mensagem de Thunberg fez com que ela tivesse tanto efeito?
Para responder a essa pergunta, Frederic Hopp e Rene Weber, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA), usaram um programa de computador que analisa o enquadramento moral do mundo real e o conflito moral nas mensagens.
Narrativa moral
O sistema MoNa, ou "Analisador de Narrativa Moral" (Moral Narrative Analyzer), usa algoritmos, mineração de texto em larga escala e avaliações de um grupo grande e diversificado de humanos para decodificar o enquadramento moral presente em diferentes textos.
De acordo com Weber, todos os sistemas morais humanos abordam cinco categorias fundamentais: - Cuidado versus Dano
- Justiça versus Fraude
- Lealdade versus Traição
- Autoridade versus Subversão
- Pureza versus Profanação
Em consonância com o forte apelo de Thunberg aos danos e à injustiça da atual crise climática, o sistema identificou as contraposições cuidado/dano e justiça/fraude como os marcos morais mais dominantes em seu discurso, o que permitiu que ele afetasse um largo espectro populacional.
"A pesquisa mostrou que os liberais são especialmente sensíveis a violações de cuidado e justiça," explica Weber, "enquanto indivíduos conservadores tendem a enfatizar mais as violações de lealdade, autoridade e santidade".
Sob esse prisma, as mensagens climáticas que enfatizam as noções de cuidado/dano e justiça/fraude provavelmente se mostrarão mais persuasivas entre o público liberal. No entanto, destaca Weber, Greta Thunberg também descreveu a mudança climática como uma traição dos líderes políticos e das gerações mais velhas contra os mais jovens, que terão que se adaptar e enfrentar uma crise que herdaram devido à recalcitrância e apatia dos que estão atualmente no poder.
Termos positivos e negativos
A análise também revelou alguns padrões intrigantes quando o discurso de Greta Thunberg foi analisado em termos do seu conteúdo moral - positivo ou negativo.
Thunberg usou palavras mais negativas para se referir a questões de cuidado e autoridade, destacando a violação desses fundamentos morais pelos líderes políticos. Por outro lado, ela usou uma linguagem mais positiva ao se referir a tópicos de justiça e lealdade, indicando potencialmente sua esperança de futura adesão dos líderes mundiais a essas bases.
Por exemplo, afirmar que "precisamos nos preocupar com a saúde do nosso clima" reflete um apelo à virtude na categoria de cuidados, enquanto afirmar que "falhamos em aderir aos nossos planos e acordos" sugere um vício na base da lealdade, descreveu Weber.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=o-fez-discurso-greta-thunberg-ter-tamanho-impacto
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|