24/06/2009
Novas evidências de que o vinagre combate a gordura
Redação do Diário da Saúde
Os cientistas descobriram que o vinagre pode evitar o acúmulo de gordura corporal e evitar o ganho de peso acionando genes que controlam a liberação de enzimas que quebram as moléculas de gordura.[Imagem: Wikipedia Commons]
Benefícios do vinagre
Pesquisadores japoneses divulgaram novas evidências de que o vinagre comum - consumido como tempero em saladas, picles e outros alimentos - de fato faz jus à sua antiga reputação de fazer bem à saúde.
Os cientistas descobriram que o vinagre pode evitar o acúmulo de gordura corporal e evitar o ganho de peso. A pesquisa será publicada no exemplar de 8 de Julho do Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Tomoo Kondo e seus colegas relatam em seu artigo que o vinagre vem sendo usado na medicina tradicional há séculos, sendo empregado no tratamento de diversas doenças.
As pesquisas científicas modernas sugerem que o ácido acético, o principal componente do vinagre, pode ajudar a controlar a pressão sanguínea, os níveis de açúcar no sangue e o acúmulo de gordura.
Ligando genes
A nova pesquisa reforça a hipótese de que o ácido acético combate a gordura ligando genes para liberar enzimas responsáveis pela oxidação da gordura.
Esses genes controlam a liberação de proteínas envolvidas na quebra das moléculas de gordura, suprimindo a acumulação dessa gordura no corpo.
O estudo mostrou que animais de laboratório alimentados com uma dieta rica em gorduras, ao mesmo tempo ingerindo ácido acético, desenvolveram significativamente menos gordura corporal - até 10 por cento menos - do que os ratos que não ingeriram o vinagre.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=novas-evidencias-vinagre-combate-gordura
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|