05/02/2025

Minha barriga pesa tanto quanto essa melancia?

Redação do Diário da Saúde
Minha barriga pesa tanto quanto essa melancia?
Acertar o peso de um objeto é uma brincadeira antiga, mas você conseguiria estimar o peso de uma parte do seu corpo?[Imagem: Gerado por IA/DALL-E]

Quanto pesa sua mão?

Acertar o peso de um objeto é uma brincadeira antiga, mas você conseguiria estimar o peso de uma parte do seu corpo?

Denise Cadete e colegas da Universidade Birkbeck de Londres decidiram testar, e então convidaram uma série de voluntários para lhes ajudar a avaliar a percepção humana da dimensão e do peso de partes do corpo, mais especificamente da mão, em comparação com a percepção de objetos.

Curiosamente, não conseguimos aplicar os mesmos princípios para calcular o peso das duas coisas. Enquanto, no caso dos objetos, quanto menores os observamos, mais pesados eles nos parecem, no caso das mãos o resultado é exatamente o oposto: Quanto maior a mão, mais leve ela parece para seu dono.

De acordo com a lei de Newton, o peso é calculado pelo produto da massa e da aceleração da gravidade. Mas como é que o cérebro determina o peso de algo se não temos um modo preciso de avaliar sua massa? Há mais de um século que se reconhece que o tamanho dos objetos altera a nossa percepção do seu peso. Quando pegamos um objeto pequeno e um objeto grande com massas semelhantes, seja segurando-os ou mesmo apenas empurrando-os, o objeto menor parece mais pesado. Esse fenômeno é conhecido como ilusão de tamanho-peso e é uma prova clara de que o tamanho percebido influencia significativamente o peso percebido de um objeto.

A equipe queria então saber se isso também é válido para o peso de partes do nosso corpo. Para isso, os cientistas usaram uma mão aumentada e uma mão encolhida, simulando sua incorporação no corpo da pessoa.

"Manipulamos o tamanho da mão utilizando uma ilusão visual-tátil com espelhos de aumento e de diminuição," explicou a pesquisadora Elisa Ferrè. "Em seguida, medimos a percepção do peso da mão através de uma tarefa psicofísica de correspondência, na qual os participantes avaliavam se um peso pendurado no pulso parecia mais pesado ou mais leve do que o peso experimentado da sua mão".

Anorexia

Os resultados revelaram que os participantes tendiam a subestimar o peso da sua mão quando incorporavam uma mão menor, mas a consideravam mais pesada quando incorporavam uma mão maior.

Isto demonstra que a ilusão de tamanho-peso, que se verifica na percepção de objetos, não se aplica a partes do corpo, uma vez que uma mão maior foi percebida como mais pesada, e não mais leve, apesar de pesar o mesmo - a lógica foi inversa para a mão menor. Os resultados apontam, assim, para a existência de dois mecanismos diferentes na percepção do peso, um para as partes do corpo e outro para os objetos.

Segundo a equipe, isto é importante para se compreender como indivíduos com anorexia nervosa e outras perturbações alimentares experienciam o tamanho e peso do seu corpo.

"Investigar a forma como os indivíduos com perturbações alimentares experienciam a ilusão de tamanho-peso, tal como apresentado neste estudo, pode aprofundar a nossa compreensão destas perturbações e da sua relação com as distorções corporais," disse Elisa.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  https://diariodasaude.com.br/print.php?article=minha-barriga-pesa-tanto-quanto-essa-melancia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.